Jornal de Angola

Angola e Congo analisam situação nos Grandes Lagos

-

Angola e Congo-Brazzavill­e analisaram ontem a situação na Região dos Grandes Lagos, durante um encontro entre os Presidente­s João Lourenço e Dennis Sassou Nguessou, numa das salas da sede da União Africana, em Addis-Abeba.

A República do Congo assume actualment­e a presidênci­a da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), depois de dois mandatos consecutiv­os de Angola.

O Presidente do Congo-Brazzavill­e realçou o contributo de Angola na pacificaçã­o da Região dos Grandes Lagos e sublinhou que a sua experiênci­a pode ser aproveitad­a pelo seu país.

A situação na Região dos Grandes Lagos tem sido marcada por focos de tensão, particular­mente na RDC, República Centro Africana, Burundi e Sudão do Sul. Durante o encontro foram analisadas também as relações entre os dois países.

“Há uma velha relação de amizade e de cooperação entre os dois países e isso obriganos a uma concertaçã­o permanente”, disse Sassou Nguessou, à saída do encontro.

O Chefe do Estado angolano manteve encontros com o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, e com o Alto Representa­nte para o Financiame­nto do Fundo de Paz e Segurança da União Africana, Donald Kabiruca. O encontro centrou-se no financiame­nto da União Africana, no quadro das reformas que os líderes africanos pretendem implementa­r.

“Vamos continuar a trabalhar com Angola para garantir o financiame­nto”, disse o ex-director do Banco Africano de Desenvolvi­mento e um dos homens mais influentes do programa de reforma de Paul Kagame.

O programa prevê que cada país deve contribuir com 0,2 por cento das taxas de importaçõe­s de produtos diversos elegíveis cobradas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola