Or­ça­men­to vai à apro­va­ção fi­nal glo­bal

Jornal de Angola - - POLÍTCA - Ade­li­na Iná­cio

A pro­pos­ta do Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do (OGE) pa­ra es­te ano vai à apro­va­ção fi­nal glo­bal no pró­xi­mo dia 14 de Fe­ve­rei­ro, anun­ci­ou on­tem o pre­si­den­te da Co­mis­são de Eco­no­mia e Fi­nan­ças da As­sem­bleia Na­ci­o­nal. Dió­ge­nes de Oli­vei­ra dis­se que a co­mis­são que di­ri­ge re­ce­beu já dos gru­pos par­la­men­ta­res e das co­mis­sões es­pe­ci­a­li­za­das os re­la­tó­ri­os pa­re­ce­res con­jun­tos so­bre a pro­pos­ta da Lei do OGE.

Dió­ge­nes de Oli­vei­ra re­fe­riu que as ques­tões li­ga­das ao OGE têm um in­te­res­se e uma re­la­ção di­rec­ta com a so­ci­e­da­de e com os ci­da­dãos, por is­so, dis­se, nos úl­ti­mos anos os par­cei­ros so­ci­ais têm si­do con­vi­da­dos pe­la As­sem­bleia Na­ci­o­nal pa­ra que os de­pu­ta­dos pos­sam fa­zer advocacia das su­as pre­o­cu­pa­ções ao Exe­cu­ti­vo.

O de­pu­ta­do re­fe­riu que, o de­ba­te na es­pe­ci­a­li­da­de de­cor­ri­do du­ran­te to­do o mês de Ja­nei­ro, con­tou com a pre­sen­ça de 130 re­pre­sen­tan­tes da so­ci­e­da­de ci­vil, e cen­trou a sua pre­o­cu­pa­ção em ques­tões so­ci­ais, com des­ta­que pa­ra a saú­de e edu­ca­ção, protecção dos ci­da­dãos, da ac­ção so­ci­al, de­fe­sa e se­gu­ran­ça e or­dem in­ter­na. As pre­o­cu­pa­ções apre­sen­ta­das pe­los par­cei­ros so­ci­ais, dis­se, já fo­ram apre­sen­ta­das ao Exe­cu­ti­vo.

O pre­si­den­te da Quin­ta Co­mis­são da As­sem­bleia Na­ci­o­nal fa­lou da ne­ces­si­da­de da es­ta­bi­li­da­de ma­cro­e­co­nó­mi­ca do país, ten­do su­bli­nha­do que a ques­tão da in­fla­ção, da ta­xa de ju­ros e de câm­bio, a re­la­ção en­tre as em­pre­sas e os ban­cos, a ques­tão dos fi­nan­ci­a­men­tos ao sec­tor re­al da eco­no­mia fo­ram as mais apon­ta­das. Por is­so, Dió­ge­nes de Oli­vei­ra es­pe­ra que se­jam en­con­tra­das soluções que per­mi­tam que, nos pró­xi­mos anos, o país te­nha uma mai­or es­ta­bi­li­da­de.

Pa­ra que o qua­dro se­ja al­te­ra­do, o de­pu­ta­do de­fen­de a con­cre­ti­za­ção dos pro­gra­mas da re­for­ma do Es­ta­do, do com­ba­te à corrupção e à im­pu­ni­da­de, bem co­mo os re­fe­ren­tes ao au­men­to da pro­du­ção na­ci­o­nal, pro­mo­ção das ex­por­ta­ções e a subs­ti­tui­ção das im­por­ta­ções.

MO­TA AM­BRÓ­SIO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Pre­si­den­te da Co­mis­são de Eco­no­mia e Fi­nan­ças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.