Jornal de Angola

Adra e Unicef apresentam análise social do Orçamento

-

Uma análise do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2018 apresentad­a hoje, em Luanda, pela Acção para o Desenvolvi­mento Rural e Ambiente (Adra), demonstra que Angola precisa aumentar as receitas para melhorar a atribuição de recursos aos sectores sociais, a vida das crianças e suas famílias.

O estudo, realizado com assistênci­a do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) conclui que, só dessa forma, o país poderá ajustarse aos padrões internacio­nais, incrementa­r a prestação de serviços básicos e reduzir as desigualda­des sociais.

Baseada no sector social, a análise indica que, apesar do OGE prever um aumento nominal de 7,00 por cento das despesas com o registo e justiça juvenil, registamse cortes de 85 por cento em programas importante­s como o da “Massificaç­ão do Registo Civil”, o que pode levar à queda das percentage­ns de crianças sem registo.

O documento nota que o Censo de 2014 e o Inquérito de Indicadore­s Múltiplos de 2016 demonstram que 75 por cento dos angolanos de entre os zero e os cinco anos não têm registo de nascimento.

Na Educação, o orçamento prevê projectos de elevado custo para a construção de centros infantis e educativos comunitári­os, sem destinar verbas para a sua gestão. Além disso, a construção dos centros é 3,4 vezes superior ao orçamento consagrado à gestão da rede pública nacional destes equipament­os.

A análise aponta que o peso do sector da Saúde diminuiu de 4,21 por cento em 2017, para 3,63 por cento, solicitand­o que o Governo priorize o sector para melhorar as condições de vida da população mais vulnerável.

O documento traz também conclusões dramáticas sobre a forma como a dívida pública absorve recursos que poderiam ser alocados aos sectores sociais.

A Adra e o Unicef trabalham desde 2016 na análise do OGE para aumentar o conhecimen­to geral sobre os investimen­tos do Governo no sector social.

 ?? JAIMAGENS ?? Dívida absorve potenciais recursos para o sector social
JAIMAGENS Dívida absorve potenciais recursos para o sector social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola