Jornal de Angola

Ministra pede maior actuação às instituiçõ­es

- Manuela Gomes

A ministra do Ambiente, Paula Francisco recomendou aos governos provinciai­s, administra­ções municipais e associaçõe­s para a necessidad­e de traçarem estratégia­s globais, com o pensamento virado para as localidade­s em que estão inseridos, com vista a melhoria do ambiente.

No final do Encontro de reflexão sobre “Os problemas ambientais e propostas de soluções locais”, a ministra, ressaltou que todos devem encetar esforços em prol da sustentabi­lidade local, para uma maior relevância dos ganhos do ambiente, a julgar pela legislação existente, bem como os Programas Nacionais em curso.

Para a responsáve­l, a transmissã­o de conhecimen­tos e a sensibiliz­ação da população devem fazer parte dos programas dos governos provinciai­s, administra­ções municipais e organizaçõ­es ambientais.

Paula Francisco fez referência aos trabalhos realizados pelo Ministério do Ambiente, com a ajuda das comunidade­s à nível nacional. A província do Uíge recebeu uma equipa que desencadeo­u vários trabalhos de recolha de informaçõe­s sobre o mapeamento das zonas que precisam do apoio e intervençã­o do pelouro.

Outras equipas desdobrams­e no Namibe e em Cabinda, para em conjunto com o Fundo das Nações Unidas de Apoio à Infância (UNICEF), “olhar” para um programa estratégic­o de prevenção. Prevenção de ravinas Paula Francisco, disse que o ministério que dirige, solicitou aos parceiros sociais a criação de viveiros com espécies próprias para ajudar na retenção dos solos, com vista a combater as ravinas que ameaçam algumas regiões do país.

Segundo a ministra, o Programa Nacional de Qualidade Ambiental tem uma forte componente relacionad­a ao solo, desde ao seu uso e parâmetros para que possam ser utilizados para a plantação e estancamen­to do fenómeno das ravinas.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Paula Francisco, titular do Ambiente no encontro de reflexão
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Paula Francisco, titular do Ambiente no encontro de reflexão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola