Mi­nis­tra pe­de mai­or ac­tu­a­ção às ins­ti­tui­ções

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Manuela Go­mes

A mi­nis­tra do Am­bi­en­te, Pau­la Fran­cis­co re­co­men­dou aos go­ver­nos pro­vin­ci­ais, ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais e as­so­ci­a­ções pa­ra a ne­ces­si­da­de de tra­ça­rem es­tra­té­gi­as glo­bais, com o pen­sa­men­to vi­ra­do pa­ra as lo­ca­li­da­des em que es­tão in­se­ri­dos, com vis­ta a me­lho­ria do am­bi­en­te.

No fi­nal do En­con­tro de reflexão so­bre “Os pro­ble­mas am­bi­en­tais e pro­pos­tas de soluções lo­cais”, a mi­nis­tra, res­sal­tou que to­dos de­vem en­ce­tar es­for­ços em prol da sus­ten­ta­bi­li­da­de lo­cal, pa­ra uma mai­or re­le­vân­cia dos ga­nhos do am­bi­en­te, a jul­gar pe­la le­gis­la­ção exis­ten­te, bem co­mo os Pro­gra­mas Na­ci­o­nais em cur­so.

Pa­ra a res­pon­sá­vel, a trans­mis­são de co­nhe­ci­men­tos e a sen­si­bi­li­za­ção da po­pu­la­ção de­vem fa­zer par­te dos pro­gra­mas dos go­ver­nos pro­vin­ci­ais, ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais e or­ga­ni­za­ções am­bi­en­tais.

Pau­la Fran­cis­co fez re­fe­rên­cia aos tra­ba­lhos re­a­li­za­dos pe­lo Mi­nis­té­rio do Am­bi­en­te, com a aju­da das co­mu­ni­da­des à ní­vel na­ci­o­nal. A pro­vín­cia do Uí­ge re­ce­beu uma equi­pa que desencadeou vá­ri­os tra­ba­lhos de re­co­lha de informações so­bre o mapeamento das zo­nas que pre­ci­sam do apoio e in­ter­ven­ção do pe­lou­ro.

Ou­tras equi­pas des­do­bram­se no Na­mi­be e em Cabinda, pa­ra em con­jun­to com o Fun­do das Na­ções Uni­das de Apoio à In­fân­cia (UNI­CEF), “olhar” pa­ra um pro­gra­ma es­tra­té­gi­co de pre­ven­ção. Pre­ven­ção de ra­vi­nas Pau­la Fran­cis­co, dis­se que o mi­nis­té­rio que di­ri­ge, so­li­ci­tou aos par­cei­ros so­ci­ais a cri­a­ção de vi­vei­ros com es­pé­ci­es pró­pri­as pa­ra aju­dar na re­ten­ção dos so­los, com vis­ta a com­ba­ter as ra­vi­nas que ame­a­çam al­gu­mas re­giões do país.

Se­gun­do a mi­nis­tra, o Pro­gra­ma Na­ci­o­nal de Qua­li­da­de Am­bi­en­tal tem uma for­te com­po­nen­te re­la­ci­o­na­da ao so­lo, des­de ao seu uso e pa­râ­me­tros pa­ra que pos­sam ser uti­li­za­dos pa­ra a plan­ta­ção e es­tan­ca­men­to do fe­nó­me­no das ra­vi­nas.

MA­RIA AUGUSTA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Pau­la Fran­cis­co, ti­tu­lar do Am­bi­en­te no en­con­tro de reflexão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.