Jornal de Angola

BÁSQUETE

-

SÓNIA GUADALUPE PÕE FIM À CARREIRA

A internacio­nal angolana Sónia Guadalupe, duas vezes campeã africana, decidiu, aos 32 anos, abandonar a prática do basquetebo­l. A atleta agradeceu a todas as pessoas que contribuír­am para o sucesso dos seus 22 anos de carreira. Depois da notícia publicada no site oficial do seu clube 1.º de Agosto, na semana passada, a jogadora usou a sua página do Facebook para tecer algumas consideraç­ões, sem, no entanto revelar, que carreira vai seguir doravante. A ex-extremo disse apenas que vai ficar longe das quadras, mas muito próxima do desporto. “Nestes 22 anos de carreira, tive sempre o apoio e carinho de todos (familiares, amigos, colegas, treinadore­s, dirigentes e adeptos). Quero agradecer, de coração, a todos os que sempre estiveram comigo nos bons e maus momentos. Foram vocês quem fizeram a Sónia Guadalupe; serei eternament­e grata”, escreveu. A jogadora, que este ano abraça um novo projecto, revelou a sua paixão pela modalidade, tendo agradecido a Deus por ter tido mais alegrias do que tristezas. Para tanto, revela Sónia Guadalupe, teve de fazer alguns sacrifício­s. “Foram horas de treino intenso, sem dormir, longe dos familiares e não só. Mas sempre fiz tudo com amor, dedicação e espírito de sacrifício.” Sónia Guadalupe, que actuou na posição extremo, nasceu aos 15 de Setembro de 1985. Tem 1.88m e pesa 74 kg. Na competição nacional, arrebatou 13 campeonato­s nacionais, 11 supertaças e dez taças de Angola. A nível internacio­nal, conquistou cinco taças de clubes africanos (três pelo 1.º de Agosto, 2006, 2015 e 2017 e duas pelo Interclube, 2011 e 2013). Ela participou nos Jogos Olímpicos de 2012 e no Mundial de 2014. A agora ex-jogadora, especialis­ta no jogo exterior, estreou-se pela Selecção Nacional em 2004. Integrou a equipa que conquistou os dois primeiros títulos continenta­is femininos da história de Angola. A menos de um mês do All Star Game, já foram definidas as equipas que se irão defrontar no tão aguardado encontro de estrelas, em Los Angeles.

Por terem sido os mais votados pelos adeptos da NBA, LeBron James e Stephen Curry tiveram direito a escolher quais os colegas de equipa nesse jogo, dentro de um leque de atletas pré-selecciona­dos igualmente pelos adeptos.

Destaque para o reencontro de LeBron James com Kyrie Irving, com quem repartia o protagonis­mo nos Cleveland Cavaliers, antes de o base ter rumado aos Boston Celtics, no início desta época. O "King" vai ainda jogar ao lado de Kevin Durant, uma das estrelas dos Golden State Warriors, que bateram os Cavs na final da época transacta, conquistan­do o título.

Já Stephen Curry estará acompanhad­o de James Harden e do grego Giannis Antetokoun­mpo, O mestre brasileiro Nicodemos Filgueiras Júnior “Nico Jr” segue hoje para a capital da província de Malanje, onde durante quatro dias vai dirigir um curso para treinadore­s e monitores de judo daquela região, com a participaç­ão de 60 treinadore­s e activistas da modalidade. Destacam-se, entre os temas que serão abordados no seminário, o dirigismo desportivo, projectos filantrópi­cos para desenvolve­r o Judo, o programa Kodocan Brasil-Angola e a Filosofia dos Desportos.

O seminário visa também levar os especialis­tas angolanos a interagir com o técnico brasileiro do 5º Dan (cinturão preto), sobre a metodologi­a de treino de Katas ( com realce para exercícios coordenado­s e o conjunto de técnicas fundamenta­is). Segundo o programa do Curso, será abordada estrela em ascensão na NBA. Este All Star Game fica marcado pelo facto de ter sido antecedido pelo primeiro “draft” da história do evento. Os capitães, James e Curry, os mais votados pelo público, escolheram os colegas de equipa para o primeiro jogo de estrelas, em que não se defrontam a Conferênci­a Este e a Oeste.

Equipa LeBron James: Kyrie Irving, Kevin Durant, Anthony Davis, DeMarcus Cousins, Russell Westbrook, Kevin Love, John Wall, Bradley Beal, LaMarcus Aldridge, Victor Oladipo e Kristaps Porzingis.

Equipa Stephen Curry: James Harden, Giannis Antetokoun­mpo, Klay Thompson, Draymond Green, Joel Embiid, DeMar DeRozan, Jimmy Butler, Karl-Anthony Towns, Kyle Lowry, Damian Lillard e Al Horford. O All Star Game da NBA realiza-se a 18 de Fevereiro, em Los Angeles. a preparação de atletas para o Alto Rendimento com recurso à análise e observação de vídeos.

À margem da acção formativa, o instrutor brasileiro tem agendadas visitas a escolas, academias e clubes da cidade de Malanje, para se inteirar do seu funcioname­nto.

“Nico Jr” já ministrou um curso para os técnicos da província de Luanda, onde participar­am mais de 80 treinadore­s e monitores.

O programa do curso realizado na capital, incluiu visitas às escolas Yoko Dan, do Cazenga, Clube de Judo de Viana, Grafanilen­se e Kodokan, onde o especialis­ta constatou as condições de trabalho e se disponibil­izou a envidar esforços, no sentido de estabelece­r parcerias entre aquelas instituiçõ­es e a Federação de Judo de Mato Grosso.

 ??  ?? LeBron e Curry voltam a medir forças no All Star Game AFP
LeBron e Curry voltam a medir forças no All Star Game AFP
 ??  ?? DR
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola