Ro­ger Fe­de­rer mais pró­xi­mo de Ra­fa­el Na­dal

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O suí­ço Ro­ger Fe­de­rer man­tém-se na se­gun­da po­si­ção do ran­king mas­cu­li­no de ténis de cam­po, de­pois de ter ven­ci­do, no fim-de-se­ma­na, o Open da Aus­trá­lia, na­que­le que foi o 20.º mai­or da car­rei­ra, em­bo­ra se te­nha apro­xi­ma­do do es­pa­nhol Ra­fa­el Na­dal, que de­sis­tiu nos quar­tos de fi­nal, em Melbourne.

Fe­de­rer, que ocu­pou pe­la úl­ti­ma vez a li­de­ran­ça do ran­king a 4 de Ou­tu­bro de 2012, di­mi­nuiu a des­van­ta­gem que tem de Na­dal, pa­ra 155 pon­tos, e po­de­rá des­tro­ná-lo co­mo nú­me­ro um do mun­do em Fe­ve­rei­ro, quan­do os even­tos ATP World Tour 500 no Du­bai e em Aca­pul­co ter­mi­na­rem.

Se Fe­de­rer não jo­gar no Tor­neio do Du­bai, Na­dal pre­ci­sa­rá de che­gar às mei­as­fi­nais de Aca­pul­co, pa­ra man­ter a pri­mei­ra po­si­ção. Se Fe­de­rer par­ti­ci­par no Du­bai, o seu des­ti­no es­ta­rá nas su­as pró­pri­as mãos. O suí­ço po­de con­quis­tar a li­de­ran­ça se ven­cer o tí­tu­lo. Mas o seu 97º tí­tu­lo da car­rei­ra não se­rá su­fi­ci­en­te, se Na­dal ga­nhar o tí­tu­lo de Aca­pul­co.

Fi­na­lis­ta no pri­mei­ro tor­neio do Grand Slam da tem­po­ra­da, o cro­a­ta Ma­rin Ci­lic su­biu ao ter­cei­ro lu­gar do ran­king, a sua me­lhor po­si­ção de sem­pre. Já o sul-co­re­a­no Hye­on Chung as­cen­deu 29 lu­ga­res, de­pois, de ter atin­gi­do a meia-fi­nal em Melbourne, e é ago­ra 29.º.

En­tre os por­tu­gue­ses, João Sou­sa, eli­mi­na­do por Ci­lic na se­gun­da ron­da do Open da Aus­trá­lia, su­biu dois lu­ga­res, pa­ra 68.º do mun­do. Gas­tão Eli­as caiu pa­ra o 115.º lu­gar, Pe­dro Sou­sa des­ceu pa­ra 125.º e João Do­min­gues pa­ra o 179.º, com Gon­ça­lo Oli­vei­ra a sair do top-200, ao ocu­par o 203.º.

No ran­king fe­mi­ni­no, a te­nis­ta di­na­mar­que­sa Ca­ro­li­ne Woz­ni­ac­ki re­gres­sou, on­tem, à li­de­ran­ça, na­que­la que foi a sua pri­mei­ra vitória num tor­neio do Grand Slam. Na ter­cei­ra po­si­ção es­tá ago­ra a ucra­ni­a­na Eli­na Svi­to­li­na, com a ale­mã An­ge­li­que Ker­ber, se­mi-fi­na­lis­ta em Melbourne, a re­en­trar no top-10, de­pois de su­bir se­te po­si­ções, pa­ra o no­no lu­gar.

Na se­ma­na em que anun­ci­ou o re­gres­so à com­pe­ti­ção, Mi­chel­le Lar­cher de Bri­to man­tém-se co­mo a me­lhor por­tu­gue­sa, na 355.ª po­si­ção.

CARMEN JASPERSEN | AFP Ro­ger Fe­de­rer man­tém per­se­gui­ção a Ra­fa­el Na­dal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.