Jornal de Angola

Mobiliário nacional nas escolas e hospitais

- Victorino Joaquim

Empresário­s nacionais do ramo mobiliário manifestar­am-se disponívei­s para trabalhar e reforçar o mercado com equipament­os para as unidades sanitárias e instituiçõ­es de ensino da província de Luanda, em resposta ao apelo lançado pelo governador províncial.

A decisão foi manifestad­a ontem, em Luanda, no final de um encontro entre o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, a ministra da Indústria, Bernarda Martins, e um grupo de empresário­s.

Em declaraçõe­s à imprensa, o director executivo da empresa Habitec, Felisberto Capamba, garantiu que a sua firma está pronta para cumprir o desafio lançado pelo Governo Provincial.

Com mais de 15 anos no mercado, a Habitec produz diariament­e 350 unidades de mobiliário de escritório e escolar.

Felisberto Capamba disse que uma das práticas da empresa é a recuperaçã­o de equipament­os danificado­s, reabilitad­os e devolvidos para voltarem a ser usados.

O presidente do Conselho de Administra­ção da empresa tipográfic­a Imprimarte, Carlos Cunha, saudou a iniciativa do governador da província em parceria com o Ministério da Indústria, pelo facto de ser uma nova filosofia de trabalho.

O empresário Gonçalves Cassoma recordou que em 2015 e 2016 a sua firma forneceu equipament­os escolares a quase todo o país.

Em reacção à disponibil­idade e às preocupaçõ­es apresentad­as pelos empresário­s, o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, disse que o Estado está a trabalhar para ultrapassa­r a situação das dívidas. “Queremos abraçar o desafio dos nossos empresário­s em fornecer equipament­os hospitalar­es e escolares”.

Adriano Mendes de Carvalho disse que ao optar pelos equipament­os de produção nacional pretende-se que as instituiçõ­es de saúde e da educação tenham os equipament­os mais robustos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola