Fe­de­ra­ção volta a reu­nir com os clu­bes

Jornal de Angola - - DESPORTO - An­tó­nio Cris­tó­vão

A Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Fu­te­bol (FAF) e os pre­si­den­tes dos clu­bes da pró­xi­ma edi­ção do Gi­ra­bo­la Zap de­ci­dem hoje, às 10h00, no An­fi­te­a­tro da FAF, em Lu­an­da, a apro­va­ção do ca­len­dá­rio dos jo­gos do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da I Di­vi­são, cu­jo iní­cio está pre­vis­to pa­ra 9 de Fe­ve­rei­ro.

No cen­tro do en­con­tro, que se pre­vê bas­tan­te con­cor­ri­do, está a dis­cus­são do mo­de­lo pa­ra que a com­pe­ti­ção ter­mi­ne a 30 de Se­tem­bro ou na pri­mei­ra se­ma­na de Ou­tu­bro.

O Con­se­lho Téc­ni­co Des­por­ti­vo da FAF apre­sen­tou, na reu­nião da quar­ta-fei­ra pas­sa­da, na sua se­de so­ci­al, três pro­pos­tas aos clu­bes, sen­do uma sem a disputa da Ta­ça de An­go­la. Nas du­as pri­mei­ras pro­pos­tas da FAF, os desafios do Gi­ra­bo­la Zap es­tão mar­ca­dos pa­ra to­dos os fins­de-se­ma­na e quar­tas-fei­ras, mas al­guns clu­bes já re­cla­mam de ques­tões fi­nan­cei­ros pa­ra su­por­tar as des­lo­ca­ções, alojamento e ali­men­ta­ção da equi­pa e ofi­ci­ais.

O téc­ni­co Ro­ber­to Bi­an­chi, do Pe­tro de Lu­an­da, de­fen­de o mo­de­lo eu­ro­peu. Mas, as ou­tras equi­pas sus­ten­tam a disputa da pro­va no sis­te­ma de to­dos con­tra to­dos a uma volta, apu­ran­do-se os oi­to pri­mei­ros, que com­pe­tem num “Play Off” que de­fi­ne o cam­peão na­ci­o­nal.

Com a apro­va­ção de uma des­tas pro­pos­tas, a pró­xi­ma épo­ca fu­te­bo­lís­ti­ca te­ria iní­cio em No­vem­bro de 2018 e tér­mi­no em Maio de 2019.

A uni­for­mi­za­ção dos ca­len­dá­ri­os dos paí­ses afri­ca­nos foi anun­ci­a­da, es­te mês, pe­lo pre­si­den­te da CAF, Ah­mad Ah­mad, na ci­da­de de Ca­sa­blan­ca, após reu­nião do seu Co­mi­té Exe­cu­ti­vo.

Pa­ra as fe­de­ra­ções apro­xi­ma­rem a ca­len­da­ri­za­ção da épo­ca às da­tas por si de­fi­ni­das, a CAF propôs a re­a­li­za­ção dos cam­pe­o­na­tos cor­res­pon­den­tes a 2019, en­tre De­zem­bro de 2018 e Maio do ano se­guin­te. O des­can­so dos jo­ga­do­res fi­ca as­sim agen­da­do en­tre fi­nais de Maio e iní­cio de Agos­to, pa­ra que a épo­ca a se­guir co­me­ce em Se­tem­bro e ter­mi­ne em Maio de 2020. A épo­ca fu­te­bo­lís­ti­ca em An­go­la co­me­ça no dia 4 de Fe­ve­rei­ro e ter­mi­na em No­vem­bro.

JO­SÉ COLA | EDIÇÕE NO­VEM­BRO Mo­de­los são ava­li­a­dos hoje pa­ra apro­va­ção de um de­les

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.