Jornal de Angola

Oposição pede encontro com líder do Parlamento

UNITA e CASA-CE queixam-se do facto de as suas propostas não terem sido tidas em conta pela presidênci­a da Assembleia Nacional. André Mendes de Carvalho quer ter um encontro com o presidente do Parlamento para um esclarecim­ento do caso

- Adelina Inácio

UNITA e CASA-CE pretendem um encontro com o presidente da Assembleia Nacional para esclarecim­ento sobre as viaturas adquiridas para os deputados. UNITA afirma que o seu parecer não foi tido em conta.

A oposição parlamenta­r está desgastada com o facto de não ter sido tida em conta relativame­nte ao tipo de viaturas que devia ser adquirida para os deputados, mas ainda assim diz que vai usar os carros de marca Lexus, comprados pela Assembleia , para depois avaliar se os mesmos servem para o trabalho de deputação. Em declaraçõe­s ontem ao

Jornal de Angola, o presidente do grupo parlamenta­r da UNITA, Adalberto Costa Júnior, disse que o seu partido deu o seu parecer para a compra dos carros para os deputados, mas que não foi tido em conta. “Não fomos auscultado­s relativame­nte às opções que a Assembleia Nacional fez . Esses Lexus (marca das viaturas adquiridas) que a Assembleia Nacional comprou não são uma opção que os deputados tiveram. Esses Lexus não servem para andar pelo país no cumpriment­o do mandato”, disse.

O deputado da UNITA afirmou que os deputados do seu partido propuseram a compra de viaturas todo o terreno (vulgo 4x4), não necessaria­mente luxuosas, mas que sirvam para andar pelo país. Adalberto Costa Júnior confirmou que alguns deputados do seu grupo parlamenta­r já receberam as viaturas, mas, numa primeira avaliação, chegaram à conclusão de que as mesmas não servem para visitas aos municípios. Adalberto Costa Júnior adiantou que os deputados do seu grupo parlamenta­r vão usar as viaturas durante algum tempo, para ver se as mesmas servem para o trabalho de deputação. Caso não sirvam, sublinhou, as viaturas serão devolvidas à Assembleia Nacional que é, de resto, a proprietár­ia das mesmas.

“Se olhar para as matrículas de alguns carros que já foram distribuíd­os estão escritas Assembleia Nacional. Portanto, os carros são propriedad­e da Assembleia Nacional e nem sequer foram opção do deputado”, disse.

Quanto às criticas dos cidadãos relativame­nte à compra dos carros atribuídos aos deputados, Adalberto Costa Júnior entende que o cidadão deve saber qual é o papel do parlamenta­r, como é que ele deve desempenha­r a sua função e qual a importânci­a desta função. “Não vou criticar um deputado que está a experiment­ar o mandato e que tenha recebido o carro. Vamos experiment­ar o carro e se não servir para o trabalho vamos devolver à Assembleia para perceberem que o carro não serve”, declarou.

A CASA-CE também diz não ter nada a ver com a compra dos Lexus. O presidente do grupo parlamenta­r da CASA-CE , André Mendes de Carvalho, diz que a coligação sempre aconselhou o presidente da Assembleia Nacional a comprar viaturas todo o terreno, porque os turismos não vão ser de grande utilidade.

André Mendes de Carvalho ainda tem esperanças num encontro com a presidênci­a do Parlamento para saber qual foi o custo das viaturas, já que a decisão da compra das mesmas, disse, foi “uma decisão unilateral do presidente da Assembleia Nacional" e que "contraria o que a plenária lhe havia recomendad­o”.

“Quem resolveu comprar os Lexus é o presidente da Assembleia Nacional, sozinho, contra a opinião que nós sugerimos em plenária, incluindo com os próprios deputados do MPLA”, afirmou o deputado.

Esses Lexus que a Assembleia Nacional comprou não são uma opção que os deputados tiveram. Esses Lexus não servem para andar pelo país no cumpriment­o do mandato

 ??  ??
 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo parlamenta­r da UNITA vai usar as viaturas durante algum tempo para ver se as mesmas servem para o trabalho
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo parlamenta­r da UNITA vai usar as viaturas durante algum tempo para ver se as mesmas servem para o trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola