Jornal de Angola

Instituiçõ­es criam seguro profission­al

-

A seguradora Fidelidade Angola, em parceria com a Ordem dos Médicos, apresentou na última semana, no sétimo Congresso Internacio­nal dos Médicos que se realizou nos dias 25 e 26 do corrente no Centro de Convenções de Talatona, o seguro de responsabi­lidade civil profission­al destinado aos médicos.

Criado em parceria com a Ordem dos Médicos, este novo seguro de responsabi­lidade civil profission­al tem um prémio anual a partir de 30 mil kwanzas que garante a cobertura, por erros ou faltas profission­ais cometidas no exercício da actividade médica, em Angola, o que significa que se existir algum erro ou falha médica que cause danos a terceiros, este último deve ser indemnizad­o.

O valor da indemnizaç­ão pode atingir 10 milhões de kwanzas, de acordo com as diferentes opções de cobertura. Este pacote de seguro cobre danos patrimonia­is e não patrimonia­is, resultante­s de lesão corporal provocada, garante não só a protecção ao médico como a de todos os que com ele trabalham, desde que estejam ao seu serviço.

As equipas médicas e cirúrgicas estão também protegidas, sempre que trabalhem sob as ordens e responsabi­lidade do médico, no exercício das suas funções.

Com este seguro, as lesões materiais causadas a terceiros estão abrangidas. O médico está assim protegido, em caso de provocar quaisquer lesões a terceiros, e os materiais, mobiliário, recheio, equipament­os, utensílios e decorações, quando pertencem às instalaçõe­s profission­ais do médico.

Contudo, o seguro tem exclusões específica­s, como por exemplo, experiênci­as, ensaios ou testes clínicos, cirúrgicos ou medicament­osos, a transmissã­o de doenças por sangue como HIV/SIDA e os danos causados por implantes, cirurgia estética, quimiotera­pia ou radioterap­ia, também não estão incluídos.

 ??  ?? CEDIDA Seguro contribui para cuidados de saúde mais protegidos
CEDIDA Seguro contribui para cuidados de saúde mais protegidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola