Pro­vín­cia regista me­nos ca­sos de có­le­ra

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Fi­li­pe Bo­te­lho | Uí­ge

na pro­vín­cia do Uí­ge, re­gião que en­fren­ta um sur­to des­ta do­en­ça des­de o mês de De­zem­bro do ano pas­sa­do, re­gis­tam uma re­du­ção con­si­de­rá­vel, uma vez que o cen­tro de tra­ta­men­to da do­en­ça re­ce­be ago­ra pou­cos do­en­tes.

O di­rec­tor do Hos­pi­tal Ge­ral do Uí­ge, Mi­gi Er­nes­to, in­di­cou que, até ao dia 29 de Ja­nei­ro, en­con­tra­vam-se in­ter­na­dos nes­te cen­tro 13 pa­ci­en­tes já em re­cu­pe­ra­ção.

Mi­gi Er­nes­to con­si­de­rou sa­tis­fa­tó­ria a cam­pa­nha de pre­ven­ção e de com­ba­te que foi de­sen­vol­vi­da nas co­mu­ni­da­des, o que per­mi­tiu a re­du­ção de ca­sos na­que­la ci­da­de ha­bi­ta­da por mais de 400 mil ha­bi­tan­tes.

Des­de De­zem­bro, 513 pes­so­as afec­ta­das pe­la có­le­ra fo­ram in­ter­na­das no cen­tro, dez das quais mor­re­ram. “Já faz um mês, des­de que se de­cla­rou o sur­to, os ca­sos de có­le­ra têm re­du­zi­do con­si­de­ra­vel­men­te, exis­tin­do uma cer­ta es­ta­bi­li­da­de e as pes­so­as já ten­dem a tra­tar a água e ve­lar pe­lo sa­ne­a­men­to bá­si­co, o que é o mais es­sen­ci­al”, dis­se Mi­gi Er­nes­to pa­ra ex­pli­car que o pla­no de com­ba­te à có­le­ra vai até três me­ses, daí as au­to­ri­da­des es­ta­rem com a mes­ma pron­ti­dão pa­ra aten­der to­dos os pa­ci­en­tes.

Mi­ji Er­nes­to re­co­nhe­ceu que o gran­de pi­lar da es­tra­té­gia mon­ta­da é a sen­si­bi­li­za­ção da po­pu­la­ção, en­si­nan­do co­mo se de­ve tra­tar a água e ve­lar pe­lo sa­ne­a­men­to bá­si­co. O Mi­nis­té­rio da Saú­de, o Go­ver­no Pro­vin­ci­al e or­ga­ni­za­ções so­ci­ais ga­ran­ti­ram mei­os téc­ni­cos de tra­ba­lho e me­di­ca­men­tos pa­ra o com­ba­te à do­en­ça.

A có­le­ra afec­ta pes­so­as que vi­vem nas zo­nas pe­ri­fé­ri­cas do Uí­ge co­mo Ana Can­dan­de, Can­dom­be Ve­lho, Mbem­be Ngan­go su­bur­ba­no, Ca­quiuia e Con­dom­be No­vo. Re­for­ço de apoios O Co­mi­té Miss Uí­ge, em parceria com o co­mi­té Miss An­go­la e CPLP, en­tre­gou ao Go­ver­no Pro­vin­ci­al bens con­su­mí­veis, pa­ra re­for­çar o com­ba­te à epi­de­mia de có­le­ra.

MAVUTIDI MULAZA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Si­tu­a­ção está con­tro­la­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.