Jornal de Angola

Carnaval de Luanda com grupos das províncias

Cinco grupos carnavales­cos de Benguela, Cabinda, Cuanza Sul, Lunda Norte e Huambo participam no Carnaval de Luanda

- Osvaldo Ferraz | Malanje e Valter Gomes | Uíge

Os grupos Bravos da Vitória da Catumbela (Benguela), Tchaco-Tchaco (Cabinda), União Muteba (Cuanza-Sul), Maringas (Lunda-Norte) e Ovinjenji (Huambo) estão confirmado­s no Carnaval de Luanda, que sai às ruas nos dias 10, 11 e 13. Os cinco grupos vão apresentar-se a título de convidados.

Os grupos Bravos da Vitória da Catumbela (Benguela), Tchaco-Tchaco (Cabinda), União Muteba (Cuanza Sul), Maringas (Lunda Norte) e Ovinjenji (Huambo) estão confirmado­s no Carnaval de Luanda, cujos desfiles acontecem nos dias 10, 11 e 13 de Fevereiro, na avenida Marginal da Praia do Bispo.

Os cinco grupos em referência vão apresentar-se aos foliões de Luanda a título de convidados, numa iniciativa do Ministério da Cultura, através da Comissão Nacional Preparatór­ia do Carnaval, no âmbito do projecto de tornar o Entrudo angolano numa manifestaç­ão mais abrangente e o desfile central mais nacional com a participaç­ão de representa­ntes de outras províncias.

Os grupos em causa têm a demonstraç­ão marcada para 13 de Fevereiro, data agendada para o desfile da classe A, também considerad­o acto central do Carnaval de Luanda. As agremiaçõe­s, que aparecem na Marginal da Praia do Bispo pela primeira vez, vão faze-lo a título participat­ivo.

Preparativ­os em Malanje

Um total de nove grupos carnavales­cos da classe de adultos e dez infantis, incluindo quatro de blocos de animação, estão apurados para o desfile provincial do Carnaval de Malanje, edição 2018, marcado para o dia 13 de Fevereiro, na rua Silva de Carvalho, nesta cidade.

Trata-se dos grupos União Mundo da Katepa, União Filhos de Kangandala, Organizaçõ­es Bumba, 1.º de Dezembro, Ana Marimba, Balumuka, União Jovem da Vila Matilde, Akwa Malanje e o grupo carnavales­co do Cacuso, isto para a classe de adultos. Já na classe infantil fazem parte dos apurados os grupos União Filhos de Kangandala, Heróis da Baixa de Cassange, União 4 de Fevereiro, Kina-Ngo, 1º de Dezembro, Organizaçõ­es Bumba, Os Candengues do Balumuka, Sagrada Esperança, Os Candengues da União Mundo da Katepa e o grupo Rotunda da Vila.

De acordo com o responsáve­l da Associação Provincial do Carnaval de Malanje, Quimuanga Artur, os preparativ­os para a realização do Entrudo decorrem da melhor maneira, tendo adiantado estarem em posse da organizaçã­o dois milhões e quinhentos mil kwanzas disponibil­izados pelo Governo Provincial de Malanje, através da Direcção Provincial da Cultura, para o apoio aos grupos.

Quimuanga Artur explicou que para o presente ano o pódio vai estar constituíd­o por cinco grupos, sendo que os restantes dos grupos vão receber valores monetários como prémio de participaç­ão.

Segundo o responsáve­l, o critério de avaliação dos grupos passa pela mobilizaçã­o, indumentár­ia, canção, enredo, falange de apoio e a corte. Quimuanga Artur convidou todos os malanjinos a participar­am da festa que visa unir todos os estratos da sociedade malanjina.

Entrudo no Uíge

Trinta e dois grupos carnavales­cos, entre os quais 15 da classe de adultos e 17 infantis, já estão inscritos para dançarem a edição 2018 do Carnaval, no próximo dia 13 de Fevereiro, na cidade do Uíge.

O director provincial da Cultura, José Caricoco Cussiquina, disse terem registado mais de 2.400 figurinos, que vão desfilar juntos dos grupos na presente edição do Entrudo na província.

José Caricoco Cussiquina avançou que três grupos de adultos e igual número de infantis participam pela primeira vez no desfile provincial do Carnaval.

As agremiaçõe­s alistadas pertencem aos municípios do Uíge, Negage, Maquela do Zombo, Damba, Dange Quitexe, Songo e Púri. A província é composta por 16 municípios e outros candidatos podem ainda participar no Entrudo.

De acordo com o regulament­o, os grupos constituíd­os por menos de 50 membros vão ser eliminados, assim como aqueles que apresentar­em mensagens inadequada­s à manifestaç­ão nas suas canções e indumentár­ia.

O director provincial da Cultura garantiu que os prémios desta edição vão ser sofrer um aumento, sem avançar o valor. “Se no ano passado o primeiro classifica­do recebeu 200 mil kwanzas, nesta edição a comissão provincial está a trabalhar no sentido de aumentar o prémio.”

Nesta edição, avançou, a comissão preparatór­ia não vai apoiar os grupos com material, pelo que cada agremiação deve preparar a sua própria indumentár­ia.

 ??  ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA | Grupo carnavales­co Tchaco Tchaco representa Cabinda no desfile central em Luanda
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA | Grupo carnavales­co Tchaco Tchaco representa Cabinda no desfile central em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola