Jornal de Angola

Estados Unidos reabrem a porta do diálogo

-

zimbabwean­o acredita que as relações com os Estados Unidos estão a um passo de serem estabiliza­das de modo a que as sanções possam ser efectivame­nte levantadas.

O embaixador do Zimbabwe nos Estados Unidos, Ammon Mutebwa, que foi um dos convidados especiais para assistir ao discurso sobre o “Estado da União”, proferido por Donald Trump na última quinta-feira, referiu à imprensa que tem mantido encontros de “alto nível” com responsáve­is norteameri­canos para reabrir a “linha do diálogo” entre Washington e Harare.

O próprio ministro dos Negócios Estrangeir­os e Comércio Internacio­nal, Subisiso Moyo, numa entrevista ao diário Herald, reafirmou também o seu optimismo e confirmou que os Estados Unidos já “reabriram a porta do diálogo”adiantando que agora compete o Zimbabwe que ela “não se volte a fechar”. “Estamos a trabalhar e a limar as últimas arestas para que as relações com os Estados Unidos retomem o seu rumo normal, o que passa pelo levantamen­to das sanções”, sublinhou.

A nova administra­ção zimbabwean­a, sob o comando de Emmerson Mnangagwa, está num processo de aproximaçã­o e de reaproxima­ção com diferentes países de modo a reforçar e a estabelece­r novos acordos bilaterais e multilater­ais.No seu discurso de tomada de posse, proferido no dia 24 de Novembro do ano passado, Emmerson Mnangagwa enfatizou que o seu governo iria lançar uma ofensiva diplomátic­a para assegurar uma mútua cooperação com parceiros de todo o mundo.

Nesse sentido, decidiu ser o primeiro presidente do Zimbabwe a participar no Fórum Económico Mundial, recentemen­te realizado em Davos, onde se reuniu com responsáve­is das principais organizaçõ­es financeira­s mundiais. Foi nesses encontros que o presidente Mnangagwa disse que o Zimbabwe está agora aberto para os investimen­tos e disposto a desempenha­r um papel mais activo.

 ??  ?? O governo
O governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola