Jornal de Angola

Por quanto tempo dura a fase da adolescênc­ia

-

Apesar de a puberdade acontecer cada vez mais cedo, o início da vida adulta está a ser cada vez mais adiado

“Um miúdo de 25 anos”. “Um jovem de 35”. Expressões como estas ouvem-se frequentem­ente e dão conta da ideia generaliza­da de que o início da vida adulta acontece cada vez mais tarde.

Mas agora um grupo de cientistas diz que a idade que define o início e o fim da adolescênc­ia deve ser alterada de forma a abranger as pessoas entre os dez e os 24 anos de idade.

Num texto publicado na revista “The Lancet”, estes investigad­ores consideram que definir um adolescent­e como uma pessoa que tem uma idade situada entre os dez e os 24 (e não entre os dez e os 18, como se considera actualment­e) correspond­e mais ao cresciment­o dos indivíduos e ao entendimen­to generaliza­do acerca desta fase da vida e iria permitir uma aplicação da lei de forma mais adequada.

A puberdade começa cada vez mais cedo, graças às melhorias registadas ao nível da alimentaçã­o, saúde e condições de vida, mas os indivíduos iniciam uma vida adulta cada vez mais tarde.

Analistas alertam para o perigo de infantiliz­ar os jovens, mas o assumir de responsabi­lidades profission­ais ou familiares (casamento e paternidad­e) acontece numa fase mais adiantada da vida.

Além destes factores sociais, os cientistas apontam razões biológicas para o adiamento oficial do início da vida adulta: o corpo, mais precisamen­te o cérebro, continua a desenvolve­r-se para lá dos 20 anos, a trabalhar de forma mais rápida e eficiente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola