Jornal de Angola

Agenda diplomátic­a preenchida

Ministro dos Negócios Estrangeir­os e das Comunidade­s de Cabo Verde está desde sábado em Luanda e mantém amanhã um encontro com o homólogo angolano, enquanto o chefe da diplomacia brasileira é aguardado esta semana na capital angolana

- Bernardino Manje

Luanda é a partir desta semana e até Março destino de distintas personalid­ades de países pertencent­es a diferentes blocos económicos e influentes áreas geopolític­as e geoestraté­gicas.

Cabo Verde, Brasil, Emirados Árabes Unidos, França, Hungria, Rússia e Índia, são alguns dos países cujos dirigentes vêm em contacto com as autoridade­s angolanas, no quadro do reforço da cooperação bilateral. O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, também deve enviar um representa­nte especial.

O ministro das Relações Exteriores, Manueçl Augusto, vai ter, com efeito, uma agenda bastante preenchida nos próximos dias. A jornada começa amanhã, quando Manuel Augusto receber o ministro dos Negócios Estrangeir­os e das Comunidade­s de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, que se encontra em Luanda desde sábado para cumprir uma visita de trabalho, indica um comunicado do Ministério angolanos das Relações Exteriores.

Política, diplomacia, migração e cooperação empresaria­l são os temas centrais em análise entre Manuel Augusto e o chefe da diplomacia cabo-verdiana, que também acumula o cargo de ministro da Defesa.

Angola e Cabo Verde manifestar­am o interesse em fortalecer a cooperação no domínio das políticas sociais públicas. A intenção foi manifestad­a no mês passado em Praia, Cabo Verde, pela ministra cabo-verdiana da Educação, da Família, e Inclusão Social, Maritza Rosabal, e pela secretária de Estado angolana para a Família e Promoção da Mulher, Ruth Mixinge, durante um encontro de trabalho entre delegações dos dois países. Em declaraçõe­s à imprensa, Maritza Rosabal sublinhou a importânci­a da reunião e da visita da delegação governamen­tal multissect­orial angolana a Cabo Verde que, segundo disse, visou aprofundar a cooperação e conhecer a experiênci­a caboverdia­na na implementa­ção de políticas sociais públicas no país.

Por seu turno, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher de Angola disse acreditar que a troca de experiênci­a entre as duas delegações vai permitir que Angola possa melhorar e reforçar toda a dinâmica de intervençã­o junto das populações, principalm­ente aquelas que carecem de uma atenção especial, nomeadamen­te as pessoas com deficiênci­a e outros grupos mais vulnerávei­s.

Angola, frisou Ruth Mixinge, tem a noção do trabalho que está a ser feito em Cabo Verde no domínio social, permitindo “uma melhor dinamizaçã­o” dos projectos nesta área no seu país. Ainda durante esta semana, chega a Luanda o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, que deve cumprir uma visita de três dias a Angola.

No âmbito da visita, o Instituto Superior de Relações Internacio­nais (ISRI) “Ministro Venâncio de Moura”, promove uma palestra sobre “A democratiz­ação do conhecimen­to das relações internacio­nais”, cujo orador principal é o professor brasileiro Sérgio Eduardo Moreira Lima.

Embaixador de carreira, Sérgio Lima ė o actual presidente da Fundação Alexandre de Gusmão. A moderação da palestra,

Acordos com o Brasil

que tem lugar no auditório do edifício-sede do Ministério das Relações Exteriores, está a cargo do embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme. O Ministério das Relações Exteriores vai rubricar acordos de cooperação com duas prestigiad­as instituiçõ­es da academia diplomátic­a do Brasil, tuteladas pelo “Itamaraty”, o Instituto Rio Branco e a Fundação Alexandre de Gusmão.

O Instituto Rio Branco ė a escola diplomátic­a do Brasil. Foi criado em 1945, na altura em que se celebrava os cem anos do nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. Hoje ė referência mundial e detém o exclusivo na selecção para a carreira diplomátic­a no Brasil, desde a classe inicial de terceiro-secretário até ao topo da carreira diplomátic­a.

Com datas ainda por confirmar, estão agendadas as visitas a Angola do ministro dos Negócios Estrangeir­os da Rússia, Serguei Lavrov, do ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos, sultão Al Jaber, do ministro dos Negócios Estrangeir­os e Comércio da Hungria, Peter Szijjarto, e do ministro da Europa e dos Negócios Estrangeir­os da França, JeanYves Le Drian.

São igualmente aguardados em Luanda o ministro de Estado das Relações Exteriores da Índia, Mobashar Jawad Akbar, e o enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a África Central, François Lounceny Fall.

O enviado de António Guterres já cumpriu este ano duas importante­s missões em nome das Nações Unidas. Em Janeiro esteve em Malabo, para se inteirar da tentativa de golpe de Estado denunciada pelo governo da Guiné Equatorial em finais de Dezembro.

Política, diplomacia, migração e cooperação empresaria­l são os temas centrais em análise no encontro entre o ministro das Relações Exteriores e o homólogo cabo-verdiano

 ?? ANGOP ?? Ministro das Relações Exteriores recebe amanhã o homólogo cabo-verdiano que se encontra desde sábado em Luanda
ANGOP Ministro das Relações Exteriores recebe amanhã o homólogo cabo-verdiano que se encontra desde sábado em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola