Jornal de Angola

Candidatos admitidos conhecidos segunda-feira

- César Esteves

A Universida­de Agostinho Neto torna público na próxima segunda-feira a lista dos candidatos admitidos para os diferentes cursos a ministrar este ano lectivo em nove unidades orgânicas desta instituiçã­o de ensino superior, soube o Jornal de Angola.

Concorrera­m 40 mil e 26 candidatos, para 4 mil e 970 vagas. Estes foram agrupados em três blocos, nomeadamen­te o de Ciências Sociais, Ciências Exactas e Ciências da Saúde, disponívei­s em 45 cursos de graduação, em sete faculdades, um instituto superior e uma escola superior.

Os exames de acesso iniciaram a 29 de Janeiro e terminam hoje. O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, visitou o Campus Universitá­rio da Universida­de Agostinho Neto, na Camama, para se inteirar das condições para o novo ano lectivo.

Eugénio Silva já tinha visitado o Campus Universitá­rio, por ocasião do período de inscrições e manifestou-se satisfeito com o processo, sobretudo, com a tecnologia usada para a correcção das provas de acesso.

A correcção das provas foi feita com recurso a uma solução tecnológic­a, que permitiu a análise automática, num espaço de duas horas, na qual possibilit­ou rever cerca de 2 mil exames, um processo que levaria três dias no método manual tradiciona­l usado até então naquela universida­de pública.

Durante o processo de inscrições, a Universida­de Agostinho Neto cobrou quatro mil kwanzas por cada curso e seis mil por dois cursos, uma situação que gerou muita polémica no seio da comunidade estudantil.

O porta-voz da instituiçã­o, Arlindo Isabel, afirmou que o valor arrecadado devia cobrir as despesas correntes nesse período. O alto funcionári­o da UAN disse que o processo de inscrições não está previsto no Orçamento Geral do Estado e o valor cobrado é estabeleci­do para suportar os custos da operação, que envolveu mais de 500 pessoas, entre professore­s, funcionári­os não docentes e estudantes.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Concorrent­es podem ver as listas na segunda-feira
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Concorrent­es podem ver as listas na segunda-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola