Jornal de Angola

ANC adia discussões sobre futuro de Zuma

-

Os altos dirigentes do partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), suspendera­m ontem todos os compromiss­os públicos, incluindo as reuniões para discutir sobre o destino político do Presidente Jacob Zuma devido ao lançamento da campanha para saudar o centésimo aniversári­o de Nelson Mandela, que acontece amanhã, na Cidade do Cabo, disse fonte partidária.

“Os responsáve­is do ANC já não participar­ão mais” nas suas discussões previstas até sábado (hoje), por causa do lançamento das actividade­s no quadro do centenário do nascimento da figura histórica, Nelson Mandela, anunciou o partido.

A urgência da mudança de planos fez crescer as expectativ­as de uma nova reunião para discutir uma iminente saída do Presidente, Jacob Zuma.

Esta decisão foi tomada “devido a outros compromiss­os que exigem a presença destes dirigentes”, explicou o ANC sem mais detalhes.

O Presidente Zuma e o novo líder do ANC, Cyril Ramaphosa, engajaram-se esta semana em conversaçõ­es directas para negociar a “transição”. O resultado destas negociaçõe­s é “iminente”, havia garantido quinta-feira à noite o ANC.

Durante vários dias, toda a agenda política sul-africana esteve focada na crise que agita o partido no poder.

Inicialmen­te fixado para quinta-feira, o discurso anual do Presidente da República sobre o Estado da Nação foi adiado pela primeira vez na história da África do Sul.

Ramaphosa e Zuma cancelaram quinta-feira as suas discussões previstas para este fim-de-semana.

No entanto, o actual líder do ANC, Cyrill Ramaphosa, deve lançar amanhã as actividade­s para saudar o centenário de Nelson Mandela, num comício a ter lugar na Cidade do Cabo, em acto que coincide com a data de libertação do activista anti-apartheid e Nobel da Paz.

De acordo os meios locais, os membros da poderosa Comissão Executiva do ANC que até ontem encontrava­mse na Cidade do Cabo (sede do Poder Legislativ­o), estão de regresso a Joanesburg­o e Pretória (centro).

 ?? SIMON MAINA | AFP ?? Jacob Zuma está a ser pressionad­o a deixar a Presidênci­a
SIMON MAINA | AFP Jacob Zuma está a ser pressionad­o a deixar a Presidênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola