Jornal de Angola

Rússia reforça capacidade­s militares de Cartum

-

O Presidente sudanês, Omar el-Bechir, anunciou quintafeir­a, em Cartum, a implementa­ção de um programa com a Rússia visando o reforço das capacidade­s militares do Sudão, de acordo com meios de comunicaçã­o social desse país.

Ao intervir diante de um grupo de oficiais e soldados, reunidos na cidade costeira de Porto-Sudão, Bechir enfatizou que o referido plano tem como objectivo o desenvolvi­mento do Exército sudanês para que possa fazer face a todas as ameaças.

“Estamos prontos a fazer face a todas as ameaças contra o nosso país”, disse o Presidente citado pela agência de notícias oficial (Suna) que não forneceu mais pormenores sobre a cooperação militar de Cartum com Moscovo.

Esse propósito surge na sequência da visita efectuada pelo Presidente sudanês a Moscovo em Novembro 2017, durante a qual pediu ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, para proteger o Sudão dos Estados Unidos da América, segundo medias do Estado.

Esses comentário­s tinham então surpreendi­do a administra­ção Washington, que semanas antes levantou um velho embargo de 20 anos contra o Sudão.

Durante a sua viagem, o Chefe de Estado sudanês tinha igualmente solicitado uma cooperação nuclear entre os dois países, segundo as mesmas fontes.

A Força Aérea sudanesa é principalm­ente equipada com aviões russos, e a Rússia foi no passado o principal fornecedor de equipament­os militares ao Sudão.

O Chefe de Estado sudanês, Omar Hassan el-Bechir, está sob ameaça de dois mandados de captura emitidos pelo Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) por genocídio, crimes contra a Humanidade e crimes de guerra na província ocidental de Darfur.

O Presidente, que nega as acusações, tem limitado as suas deslocaçõe­s ao estrangeir­o, especialme­nte a países com vínculos ao TPI, com receio de detenção.

 ??  ?? SIMON MAINA | AFP Bechir tem garantias de Vladimir Putin
SIMON MAINA | AFP Bechir tem garantias de Vladimir Putin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola