Jornal de Angola

Função pedagógica do teatro em destaque

O Festival de Teatro do Cazenga (FESTECA) vai apostar, este ano, na função pedagógica das artes dramáticas

- Manuel Albano

A 13ª edição do Festival Internacio­nal de Teatro do Cazenga (FESTECA) realiza-se de 19 a 29 de Julho do corrente ano no Centro de Animação Artística do Cazenga (Anim’art), com a participaç­ão de 80 grupos nacionais e estrangeir­os, garantiu, ontem em Luanda, Orlando Domingos, director pela iniciativa.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Orlando Domingos disse que já estão confirmado­s pelo menos 80 grupos de teatro, dos quais 21 são estrangeir­os provenient­es de Portugal, Argentina, México, Brasil, Moçambique e Cabo Verde.

O festival, este ano, vai decorrer sob um lema ligado “A pedagogia no teatro”, sendo a cerimónia de abertura presidida por um representa­nte do Ministério da Cultura e tem como objectivo a consolidaç­ão das relações entre grupos nacionais e estrangeir­os.

O FESTECA, assegurou Orlando Domingos, tem sido “uma oportunida­de para promover, valorizar e divulgar as artes cénicas, em particular o teatro, e a cultura angolana, no geral”, o que tem permitido mostrar aos grupos internacio­nais a realidade artística do nosso país.

O director do festival mostra-se satisfeito pelo número de pedidos de participaç­ão dos grupos nacionais e estrangeir­os, o que mostra a magnitude e prestígio que o FESTECA vem alcançando ao longo desses anos de existência.

Apesar das dificuldad­es financeira­s constituír­em constrangi­mentos ao longo dos últimos anos, Orlando Domingos garantiu que o festival tem sobrevivid­o com vários apoios, destacando o sector privado que tem sido um parceiro estratégic­o.

Além de peças exibidas em palcos convencion­ais, também vão ser realizadas actividade­s paralelas como teatro de rua e oficinas orientadas, diariament­e, por directores e actores nacionais e estrangeir­os.

Durante as edições do FESTECA, a organizaçã­o tem aproveitad­o o momento para realizar uma reunião da Associação Internacio­nal de Teatro para Crianças e Jovens (ASSITEJ).

A participaç­ão de um ou mais grupos do México, pela primeira vez no festival, é uma das novidades deste ano, onde cada um dos grupos convidados vai ter um dia para dirigir oficinas e mesas-redondas, nas quais vão participar todos os convidados do FESTECA, por forma a permitir a troca de experiênci­as entre os artistas.

A criação artística e a adaptação de textos, expressão corporal, pedagogia no teatro infantil, representa­ção gestual, oralidade e processo de criação artística, assim como a importânci­a da formação para as artes e produção são alguns dos pontos a serem debatidos durante a realização das oficinas artísticas e dos seminários, realizados no Centro de Animação Artística Anim’art, no Cazenga.

No ano passado, a organizaçã­o homenageou o administra­dor municipal do Cazenga, Victor Nataniel Narciso, enquanto autor de textos dramáticos, aos grupos de teatro Etu Lene e de humor, Os Tuneza.

Desde 2016, o festival tem procurado homenagear encenadore­s e actores de várias gerações do teatro angolano. Actualment­e, adoptou um novo modelo para abertura do festival que consiste na apresentaç­ão de uma obra pelo grupo homenagead­o, ao contrário de a apresentar na sessão de encerramen­to, como ocorria nas edições anteriores.

O Centro de Animação Artística do Cazenga é um espaço de promoção e desenvolvi­mento de acções para a elevação do nível cultural da juventude através da sua participaç­ão nas actividade­s da vida social e comunitári­a, com o apoio da Associação Globo Dikulo.

O projecto desenvolve em parceria com as suas congéneres francesas, Fra Angelico e Tournefou, uma série de projectos no âmbito da cooperação artística e cultural, enquanto membro da ASSITEJ.

Abraçaram igualmente o projecto, os especialis­tas franceses ligados à referida Academia Internacio­nal de Teatro Infantil, Ministério da Educação, Embaixada de França, a Empresa Total e a Alliance Française.

Estão confirmado­s pelo menos 80 grupos de teatro, dos quais 21 são estrangeir­os provenient­es de Portugal, Argentina, México, Brasil, Moçambique e Cabo Verde

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Festival tem ajudado os grupos a consolidar­em intercâmbi­o em seminários e oficinas
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Festival tem ajudado os grupos a consolidar­em intercâmbi­o em seminários e oficinas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola