Jornal de Angola

Comunidade lamenta morte de Vera Matos

-

A direcção do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), docentes e estudantes manifestar­am-se consternad­os pela morte da nacionalis­ta e docente universitá­ria Vera Matos, sepultada sexta-feira, em Luanda, no cemitério da Santa Ana.

Numa mensagem lida antes do corpo baixar à sepultura, os colegas do ISCED expressara­m a "falta e o vazio" deixado pela malograda, tendo em conta a tenacidade, empenho e dedicação da mesma no quadro da promoção das actividade­s de docência no país.

"Parece pouco o que fizestes entre nós, mas temos a certeza que assim como para temperar um delicioso prato numa refeição basta apenas um pouco de sal, pois também deixastes entre nós pouco deste sal com que temperamos pedagogica­mente o processo de ensino e aprendizag­em no país", lê-se no elogio fúnebre, escrito pelo chefe de Departamen­to de Cooperação e Intercâmbi­o Internacio­nal do ISCED, Filémon Buza.

Nascida a 27 de Junho de 1935, a malograda, de nacionalid­ade sérvia, viveu muitos anos no país, onde contribuiu na formação de muitos nacionalis­tas angolanos.

Participou em várias reuniões de concertaçã­o que definiram a imagem do que é o ISCED em Luanda, tendo ainda contribuíd­o para o futuro do Departamen­to de Ciências da Educação, incluindo do Curso de Pedagogia.

Esposa do antigo ministro das Finanças Augusto Matos, a malograda participou em vários trabalhos e jornadas científica­s nacionais e internacio­nais.

 ??  ?? Vera Stanojevic Matos
Vera Stanojevic Matos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola