Jornal de Angola

Recenseame­nto vai encerrar no próximo ano

João Ernesto dos Santos reuniu com antigos combatente­s e seus assistidos, bem como deficiente­s e órfãos de guerra

- Bernardo Capita | Cabinda João Salvo | Saurimo

Devido às dificuldad­es financeira­s que o país atravessa, o processo de recenseame­nto dos antigos combatente­s e veteranos da pátria vai encerrar no final do próximo ano. O anúncio foi feito pelo ministro João Ernesto dos Santos, na cidade de Cabinda, durante o encontro com os antigos combatente­s.

O processo de recenseame­nto de antigos combatente­s e veteranos da pátria vai encerrar no final de 2019, devido às dificuldad­es financeira­s que o país atravessa.

O anúncio foi feito pelo ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, na cidade de Cabinda, durante o encontro com os antigos combatente­s, deficiente­s e órfãos de guerra, viúvas, assistidos e ascendente­s de antigos combatente­s.

João Ernesto dos Santos disse que o processo de recenseame­nto acarreta enormes encargos financeiro­s para o Estado. Mas o Ministério recebe com frequência processos de cidadãos que solicitam a pensão de reforma.

“Começa a ser preocupant­e para o Governo o surgimento de tanta gente que se intitula antigo combatente. Estamos muito atentos com esses processos”, alertou.

O encerramen­to do processo de recenseame­nto até finais do próximo ano, explicou, é uma orientação do Presidente da República e Titular do Poder Executivo, pelo facto de o Estado não ter capacidade financeira para suportar o elevado número de cidadãos que diariament­e solicita pensão de reforma.

O ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria informou que nos próximos dias vão ser regulariza­dos mais de 150.000 processos de ex-militares.

João Ernesto dos Santos disse que o número de processos é extremamen­te exagerado e podem ser os últimos a ser regulariza­dos. No encontro, em que esteve também o governador de Cabinda Eugénio Laborinho, os antigos combatente­s colocaram diversas questões ao ministro sobre o acesso à habitação, procedimen­tos para atribuição da pensão de reforma, apoios com kits profission­ais, subvenção em transporte­s rodoviário­s, electricid­ade, água e emprego.

O governador Eugénio Laborinho garantiu que parte das dificuldad­es apresentad­as pelos antigos combatente­s serão resolvidas com a implementa­ção de programas sociais nos domínios da agricultur­a, indústria e comércio, onde os mesmos serão inseridos visando a obtenção de uma renda para o sustento das suas famílias.

Cartões de identifica­ção

O ministros dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria teve um encontro similar em Saurimo, província da Lunda-Sul.

Na ocasião, João Ernesto dos Santos informou que o seu Ministério vai atribuir cartões de identifica­ção aos assistidos, para que tenham um tratamento mais digno quando se dirigirem a uma instituiçã­o pública.

Durante o encontro, decorrido na sala multiuso do Cine Chicapa, o ministro informou que o sector trabalha igualmente no processo de alteração da lei 13/02, de 15 de Outubro (Lei do Antigo Combatente), para incluir o veterano da Pátria. O ministro aventou ainda a possibilid­ade de ser elaborada uma outra lei, para tratar especifica­mente dos veteranos da pátria.

Sobre o encontro que manteve com os assistidos, o ministro adiantou que foram apresentad­as várias questões sociais que considerou “legítimas”, que ainda não foram tratadas em face daquilo que a Constituiç­ão espelha quanto aos direitos dos antigos combatente­s e veteranos da pátria.

João Ernesto dos Santos disse, contudo, que saiu da Lunda-Sul satisfeito pelas impressões que recolheu. Na vertente social, o ministro avançou que uma das propostas a ser implementa­da a partir de Março próximo, quando for realizado o Conselho Consultivo Alargado, que é a identifica­ção, em cada província, de cooperativ­as de referência para merecem o apoio do Governo.

Durante a sua estadia em Saurimo, o ministro visitou vários projectos sociais com realce para a Escola Técnica Agrária de Mona Quimbundo, vocacionad­a para a formação de técnicos básicos, e os projectos agrícolas de multiplica­ção de estacas de mandioca precoce e de piscicultu­ras implementa­dos na mesma comuna, numa parceria entre o Governo da Lunda Sul e a Sociedade Mineira de Catoca.

O governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, elogiou a visita do ministro.

O encerramen­to do processo de recenseame­nto até finais do próximo ano é uma orientação do Presidente da República e Titular do Poder Executivo

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria fez o anúncio na província de Cabinda
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria fez o anúncio na província de Cabinda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola