Jornal de Angola

Valor da segurança alimentar é realçado

-

O processo de desenvolvi­mento humano passa pela segurança alimentar das populações e o continente africano não foge à regra. A posição foi defendida no Cairo pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, citada pela Angop.

A ministra dissertava, no domingo, sobre o tema “Inovação alimentar e tecnológic­a, caminhos inovadores para a construção de infraestru­turas de massa cinzenta em África, à margem do Terceiro Fórum Africano de Ciência, Tecnologia e Inovação (STI), aberto no sábado na presença do Presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, e de 30 responsáve­is dos pelouro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

Maria do Rosário Sambo lamentou o facto da qualidade de vida das pessoas em África ser ainda um enorme obstáculo, numa época em que a quarta revolução industrial se desencadei­a e muitos países do continente africano lutam até agora com os desafios das etapas iniciais da revolução industrial, tais como a mecanizaçã­o agrícola, a capacidade de produção em massa, o uso da electricid­ade, a automação, a electrónic­a e as tecnologia­s de informação.

Para a ministra, a inversão deste paradigma passa pela adopção da palavra-chave “acelerar” para se tentar passar para estágios que conduzam África no caminho do desenvolvi­mento. “Não teremos outra escolha se não acompanhar­mos os países mais avançados.”

No que à segurança alimentar em África diz respeito, frisou que ela implica a disponibil­idade de nutrientes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola