Jornal de Angola

Angola entre os maiores importador­es de Portugal

-

Angola e Brasil são os países que, em 2017, mais contribuír­am para as exportaçõe­s portuguesa­s, depois de um período de queda da procura devido à recessão financeira que assolou os dois mercados, noticiou ontem a imprensa do país europeu.

No ano passado, escreve o português “Jornal de Negócios”, as exportaçõe­s lusas de mercadoria­s aumentaram em mais de cinco mil milhões de euros (1,3 triliões de kwanzas), um cresciment­o de 10,1 por cento e a maior variação desde 2011.

Do montante registado em exportaçõe­s no último ano, 1,6 mil milhões de euros (cerca de 413 mil milhões de kwanzas) vieram de dois grupos de produtos - combustíve­is e veículos automóveis -, em cerca de 32 por cento da variação anual.

Dados publicados pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola com base em números do Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) português, entre Janeiro e Setembro de 2017, as exportaçõe­s portuguesa­s de mercadoria­s para Angola registaram um valor aproximado de 1.323 milhões de euros (341 mil milhões de kwanzas), o que reflecte um cresciment­o de 37,2 por cento face ao período homólogo de 2016, quando o movimento havia registado 964,6 milhões (cerca de 250 mil milhões).

O peso das exportaçõe­s para Angola no total das exportaçõe­s portuguesa­s extracomun­itárias viu-se, assim, aumentado de 11 por cento, em 2016, para 12,5 por cento, em 2017.

Os principais grupos de produtos de origem portuguesa importados por Angola foram as máquinas e aparelhos, com 324,6 de euros (perto de 84 mil milhões de kwanzas), seguidas dos produtos agrícolas, com 200,5 milhões de euros (cerca de 52 mil milhões de kwanzas) e dos produtos químicos, em 164,8 milhões de euros (42,5 mil milhões de kwanzas), que representa­m 52,1 por cento do total das mercadoria­s exportadas para o mercado angolano.

 ??  ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Importaçõe­s incidiram sobre máquinas e aparelhos
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Importaçõe­s incidiram sobre máquinas e aparelhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola