Jornal de Angola

Ponte sobre o Rio Cacuito reabre à circulação

Circulação na via permite a ligação entre Xamiquelen­gue e Saurimo

- Adão Diogo| Cacuilo

A reposição da ponte metálica sobre o rio Cacuilo, no troço que liga as localidade­s de Xamiquelen­gue e Xinje à Saurimo, Lunda Sul, aumenta as opções de circulação de viaturas e pessoas, que até bem pouco tempo utilizavam uma passagem alternativ­a.

O trânsito na referida ponte, reaberto domingo pelo ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares, facilita, ainda, a circulação de pessoas e bens, que antes tinham de transitar pela via alternativ­a restaurada pelo Governo da província, numa parceria com o Projecto Catoca.

A ponte sobre o rio Cacuilo tem 66 metros de cumpriment­o e 4,20 metros de largura. Com capacidade para suportar uma carga de 40 toneladas, a reabertura da infraestru­tura foi aplaudi-da pela população da circunscri­ção, que vêem agora maior comodidade na circulação do troço.

O trabalho de reabilitaç­ão da ponte foi feita por uma equipa do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) baseada no local, que concluiu a empreitada em dez, dos 15 dias previstos.

O ministro Manuel Tavares, que se deslocou de Luanda para Saurimo de helicópter­o avaliou os cerca de 1.050 quilómetro­s de estrada em reabilitaç­ão entre a capital da Lunda-Sul, Saurimo, e a província de Malanje.

Antes de radiografa­r o estado desta rodovia o ministro fez uma breve escala em Xamuteba, na Lunda-Norte.

Situação crítica

A situação crítica constatada na Estrada Nacional 230, invadida por buracos e outros sinais de deterioraç­ão, levou o ministro a contactar cinco empreiteir­os, entre as quais a "Afa Vias" e uma outra chinesa, para execução da obra na rodovia.

Com capacidade para suportar uma carga de 40 toneladas, a reabertura da infraestru­tura foi aplaudida pela população da circunscri­ção, que vêem agora comodidade

O ministro destacou a necessidad­e de as empreiteir­as contratada­s criarem um trabalho inicial de tapaburaco­s "para a acomodação do trânsito", enquanto decorrem os preparativ­os para o arranque de obras de reconstruç­ão efectiva da Estrada Nacional 230, no corredor Malanje/Saurimo-Dundo. O troço entre Saurimo e o Luena, capital do Moxico, também está inserido na empreitada

O governador da LundaSul, Ernesto Kiteculo, considera oportuna a melhoria da via para acelerar a transporta­ção de pessoas e bens em condições de conforto e segurança.

 ??  ??
 ?? ADÃO DIOGO |EDIÇÃO NOVEMBRO ?? Ministro Manuel Tavares radiografo­u obras nas vias da região
ADÃO DIOGO |EDIÇÃO NOVEMBRO Ministro Manuel Tavares radiografo­u obras nas vias da região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola