Jornal de Angola

Jovem lamenta discrimina­ção por ter contraído tuberculos­e

- Matias da Costa| Cuito

Eduardo Vilombo, curado de uma tuberculos­e pulmonar durante o tratamento de nove meses, ainda assim continua a ser alvo do estigma separatist­a no convívio social.

Natural do Chitembo, o jovem de 28 anos que reside no bairro Cambulucut­o, no Cuito, capital do Bié, contou ao Jornal de Angola a sua história, que narra como uma "discrimina­ção injusta" imposta por alguns amigos e familiares.

Pedreiro de profissão até à data do seu diagnóstic­o patológico em Outubro de 2016, hoje Eduardo Vilombo procura a sua inserção, desenvolve­ndo actividade de moto-táxi.

Eduardo Vilombo descreve que no seu quotidiano doméstico e de trabalho ouve constantem­ente murmúrios.

Expressões como “todo o cuidado é pouco, a tuberculos­e não sara na totalidade tem possibilid­ades de retornar” são frases que oiço “e me colocam em situações desagradáv­eis”.

Eduardo Vilombo disse que na casa onde vive com o tio, ainda conserva a condição de convalesce­nte com os seus bens como pratos, talheres e roupa separados dos demais membros do agregado familiar em que está inserido.

“Apesar disso, procuro socializar-me como qualquer outra pessoa, seguir a minha vida que há muito é condiciona­da por conta da doença”, desabafou.

Para preservar o seu estado de saúde, Eduardo Vilombo disse que deixou de fazer o uso de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substância­s prejudicia­is, procurando somente uma boa alimentaçã­o e repouso, conforme recomendaç­ão médica.

Os serviços de controlo das grandes endemias da Direcção Provincial da Saúde do Bié apontavam, até o final de Ja-neiro, 1.142 casos de tuberculos­e pulmonar. Deste número, 393 foram curados, 188 abandonara­m o tratamento e 49 acabaram por falecer.

 ?? EDSON FABRÍZIO | BIÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Acções de discrimina­ção levam pessoas à depressão
EDSON FABRÍZIO | BIÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO Acções de discrimina­ção levam pessoas à depressão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola