Jornal de Angola

Retomada reabilitaç­ão da via Luzí/Cangamba

- Lino Vieira| Luena

As obras na Estrada Nacional 180, nas localidade­s do Luzí e de Cangamba, no município do Luchaze, província do Moxico, numa extensão de 155 quilómetro­s, foram retomadas na semana passada depois de ficarem paralisada­s durante dois anos devido a falta de financiame­nto.

O responsáve­l da empresa “Tea”, José Guillen Baez, assegurou que até ao término das chuvas a obra vai atingir 60 quilómetro­s de pavimentaç­ão dos solos.

“Se não houver outros problemas de financiame­nto”, disse, são asfaltados até Agosto próximo 60 quilómetro­s de troço, dos 155 quilómetro­s previstos.

José Guillen Baez, que falava durante a visita que o governador Gonçalves Muandumba efectuou à obra, afirmou que apesar de problemas financeiro­s que têm estado na origem das constantes interrupçõ­es, a obra é concluída no prazo de dois anos.

Segundo José Guillen Baez, a requalific­ação do troço entre Luzí e Cassamba teve inicio em 2014, com muitas interrupçõ­es devido a falta de verbas. Não obstante isso, desta vez tudo está a ser feito para que os constrangi­mentos do passado não se repitam.

Luchaze é o município com as piores estradas na província do Moxico. Devido aos solos arenosos, a circulação é feita com bastantes limitações, o que impossibil­ita o pleno desenvolvi­mento da região. Moisés Caiongo, um habitante do Luchaze, disse que a conclusão da estrada que dá acesso ao município traz mais desenvolvi­mento e reduz o tempo de viagem para o Luena.

O interlocut­or do Jornal de Angola afirmou que devido à inacessibi­lidade da via, o município não dispõe de nenhum serviço de transporte intermunic­ipal.

A alternativ­a para o transporte de pessoas e mercadoria­s, segundo Moisés Caiongo, tem sido o recurso a camiões, com capacidade para superar as dificuldad­es que o terreno apresenta.

Devido a estes problemas, os habitantes da comuna de Tembué optam por se deslocar para o município do Cuito Cuanavale, na província do Cuando Cubango, para efectuarem os seus negócios, em vez de irem para a cidade do Luena.

 ??  ?? MARCELO MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Via que está a ser reabilitad­a no município do Luchaze
MARCELO MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Via que está a ser reabilitad­a no município do Luchaze

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola