Jornal de Angola

Reino Unido quer ampliar bolsas de estudo

-

O Reino Unido está a reformular as bolsas de estudo que atribui todos os anos a estudantes angolanos, adaptando-as às necessidad­es formativas de Angola, anunciou ontem o embaixador cessante, John Dennis.

Em declaraçõe­s à saída da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, o diplomata falou dos quatro anos em que esteve em Angola e destacou a cooperação nos domínios do comércio, agricultur­a, energia, troca de conhecimen­to na área financeira e formação de quadros.

John Dennis afirmou que a intenção é estender as bolsas para licenciatu­ra ou ensino médio. Actualment­e, as bolsas estão viradas para o grau de mestrado em Direito, Direitos Humanos, Democracia e Boa Governação, Economia e Gestão Financeira, Recursos Humanos, Saúde, Ambiente e Energia, Administra­ção Pública e Desenvolvi­mento Social.

O programa académico começou em 1983 e alcançou prestígio internacio­nal, uma vez que está presente em 160 países do mundo, onde oferece oportunida­des para que futuros líderes desenvolva­m as suas capacidade­s, criem novas redes de fortalecim­ento e ampliem os seus horizontes.

Estudantes angolanos, com domínio da língua inglesa, podem concorrer, anualmente, para formação ao grau de mestrado no Reino Unido. O período de inscrições para o ano académico 2017/2018 decorreu entre Agosto e Novembro e estiveram disponívei­s 13 bolsas de estudo.

O diplomata britânico afirmou que as relações evoluíram satisfator­iamente nos últimos quatro anos, em que procurou aproximar as instituiçõ­es dos dois países vocacionad­as à agricultur­a, investigaç­ão científica e de financiame­nto.

Com o Presidente João Lourenço, o diplomata britânico disse ter também abordado as relações políticas, principalm­ente as consultas permanente­s sobre questões globais e regionais, com destaque para a República Democrátic­a do Congo.

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO Embaixador cessante do Reino Unido em Angola
FRANCISCO BERNARDO Embaixador cessante do Reino Unido em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola