Jornal de Angola

Primeiro-ministro da Etiópia apresenta demissão

-

O primeiro-ministro da Etiópia, Hailemaria­m Desalegn, apresentou ontem o seu pedido de demissão sem apresentar qualquer tipo de justificaç­ão.

A informação desta decisão foi avançada pela televisão etíope, que referiu que Desalegn também abandona a presidênci­a de uma coligação de partidos que governa os destinos da Etiópia. A saída de Hailemaria­m Desalegn acontece num momento em que têm aumentado os protestos anti-governamen­tais nas regiões de Oromia e Amhara, dos quais já resultaram dez mortos e centenas de feridos.

Há um mês, as autoridade­s etíopes libertaram centenas de prisioneir­os, não tendo mesmo assim conseguido travar a realização dos protestos. Desde 2015 que a Etiópia é palco de repetidas manifestaç­ões violentas com apelos por parte dos protestant­es à aplicação de reformas políticas e económicas e à exigência do fim da corrupção.

Estes distúrbios estavam a provocar profundas divisões no seio da coligação que governa o país, com as elites a acusarem o primeiromi­nistro de falta de pulso para resolver o problema causado pelas constantes manifestaç­ões.

Alguns observador­es consideram que a turbulênci­a que agora afecta a Etiópia pode estender-se a toda a região do Corno de África, afectando alguns países que até agora têm gozado de grande estabilida­de política e militar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola