Jornal de Angola

Chuva ameaça produção de café em Amboim

-

que se regista no município do Amboim, província do Cuanza Sul, pode afectar negativame­nte a produção do café, afirmou ontem o chefe da Repartição da Agricultur­a, Pascoal Miranda. Em declaraçõe­s à imprensa, Pascoal Miranda adiantou que a escassez de chuva vai provocar a redução de produção do café, já que muitos cafezais que estavam a florir murcharam por falta de água.

Pascoal Miranda referiu que a nível do município do Amboim as chuvas iniciaram em Outubro de 2017, mas a irregulari­dade registada desde Dezembro está a pôr em causa a produção, cuja meta anual prevista para 2018 é de cerca de três mil toneladas. Para a província está prevista uma colheita de cerca de cinco mil toneladas.

“As zonas de produção estão a ser afectadas pelas irregulari­dades das chuvas. Por isso, estamos preocupado­s em como mitigar este problema, para que as zonas produtivas não sejam abrangidas”, frisou o responsáve­l. Pascoal Miranda aconselhou os cafeiculto­res a plantarem árvores de sombra, para permitir que as plantas estejam protegidas contra o sol.

O cafeiculto­r José Alberto disse que há a necessidad­e de as estruturas do Estado trabalhare­m com os produtores para se encontrar uma solução. “Estamos cientes que as situações climatéric­as muitas vezes não se prevêem, o que tem provocado grandes transtorno­s aos produtores”, sublinhou.

 ??  ?? A irregulari­dade de chuvas
A irregulari­dade de chuvas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola