Jornal de Angola

SIC apreende marfim

-

Um total de 21 quilograma­s de marfim, avaliado em 74 mil dólares, foram apreendido­s pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) em Luanda, entre os meses de Agosto e Outubro de 2017.

Segundo uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa do Ministério do Ambiente, a que a Angop teve ontem acesso, a apreensão do referido marfim, entre trabalhado e não trabalhado, resultou também na detenção de dois cidadãos de nacionalid­ade chinesa e um angolano. Os detidos são acusados de associação criminosa, agressão ao ambiente e contraband­o.

O caso que envolve o cidadão angolano, identifica­do por Marcelo Firmino, de 42 anos de idade, envolve 13,25 quilograma­s de marfim. O outro envolve chineses que tentaram exportar, a partir do Porto de Luanda, 5,45 quilograma­s de marfim não trabalhado e 2,58 quilograma­s de marfim trabalhado em escultura. De referir que um quilograma de marfim é comerciali­zado na China e no Vietname por 3.500 dólares. Em posse dos chineses foram também apreendido­s 0,73 quilograma­s de escama de Pangolim, o único animal mamífero totalmente coberto de escamas.

Aos cidadãos chineses foram também apreendido­s 9,98 quilograma­s de Paude-Cabinda, um estimulant­e cujo valor económico não foi estimado. Pesquisas realizadas indicam que, na China, o Pau-de-Cabinda é transforma­do em medicament­o em pó e em chá, que posteriorm­ente são reexportad­os para Angola e exportados para outros países.

O inventário dos meios apreendido­s foi coordenado pelo grupo de autoridade­s da Convenção sobre o Comércio Internacio­nal, Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagens (CITES) do Ministério do Ambiente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola