Jornal de Angola

Saúde pública foi abordada em palestra

- Osvaldo Ferraz

A participaç­ão dos cidadãos na resolução dos problemas de saúde pública melhora o estilo de vida dos mesmos, pois conseguem estar mais informados a respeito das formas de transmissã­o e prevenção das várias doenças, segundo a chefe do departamen­to de Saúde Pública da Direcção Provincial da Saúde, Yolanda Mote.

A responsáve­l, que falava durante uma palestra sobre saúde pública e a participaç­ão do cidadão, inserida nas festividad­es do 86º aniversári­o da cidade de Malanje, assinalado dia 13, sublinhou que a saúde pública constitui a arte de prevenir, promover e prolongar a vida e que as suas acções são reflectida­s a nível da comunidade, com o envolvimen­to directo do indivíduo.

Yolanda Mote disse também que as medidas preventiva­s de certas patologias ajudam a eliminar o fluxo de doentes nas unidades hospitalar­es, sendo por isso necessário que os cidadãos estejam, cada vez mais, atentos às acções de prevenção, por forma a contribuir para a melhoria da saúde pública.

A prelectora referiu-se ainda à questão dos maus hábitos alimentare­s dos cidadãos, que, na sua opinião, têm condiciona­do a melhoria da qualidade e estilo de vida dos mesmos.

O jurista Neves Moxi, que dissertou sobre a descentral­ização administra­tiva e o poder local, apontou as questões ligadas ao aumento da eficiência dos serviços públicos, a melhoria da qualidade dos serviços, responsabi­lidade dos gestores da coisa pública como as principais vantagens da desconcent­ração.

Fez saber que a diferença entre o poder local e a administra­ção local reside no facto do primeiro ser exercido de forma autónoma, como é o caso das autarquias locais, autoridade­s tradiciona­is e outras associaçõe­s. Já a administra­ção local, disse o palestrast­e, é uma extensão do poder central ou a presença objectiva do Presidente da República nos municípios e comunas. Malanje celebrou 86 anos desde que ascendeu à categoria de cidade.

 ??  ?? EDUARDO CUNHA |EDIÇÕES NOVEMBRO Prevenção de doenças está entre as prioridade­s locais
EDUARDO CUNHA |EDIÇÕES NOVEMBRO Prevenção de doenças está entre as prioridade­s locais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola