Jornal de Angola

Animais de estimação vacinados na região

- Manuel Fontoura

Um total de 2.455 caninos, 27 felinos e sete símios foram vacinados durante o ano de 2017 em todos os municípios da província do CuanzaNort­e, pelo Departamen­to Provincial de Veterinári­a, no quadro da campanha antirábica, anunciou ontem, em Ndalatando, o chefe do Departamen­to de Veterinári­a da direcção local da Agricultur­a e Florestas.

João António Alfredo disse que vacinar é uma necessidad­e que se impõe, como uma medida de prevenir e controlar as doenças e evitar grandes perdas económicas em medicament­os e tratamento.

O também engenheiro zootécnico disse que na campanha foram imunizados contra a raiva o maior número possível de animais de estimação, mas a insuficiên­cia de pessoal técnico, assim como a inexistênc­ia de meios rolantes de apoio, para responder e dar maior cobertura em todos os municípios do Cuanza-Norte, foram os maiores constrangi­mentos registados.

Segundo João António Alfredo, a situação agravouse ainda mais com o péssimo estado das vias de acesso para os municípios de Ngonguembo, Bolongongo, Quiculungo e Banga.

Apesar das dificuldad­es, disse, foi possível imunizar contra a raiva mais de 60% dos animais de estimação (cães, gatos e macacos) nas áreas urbanas e rurais, salvaguard­ando a saúde pública animal, num balanço considerad­o positivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola