Jornal de Angola

Militares realizam estágio em Harare

- António de Brito António Cristóvão

Com o objectivo de adapatar-se ao clima do Zimbabwe, a rondar os 23 graus, o 1º de Agosto cumpre hoje o segundo dia de preparação, na cidade de Harare, tendo em vista o jogo da próxima quarta-feira, frente ao FC Platinum, relativo à segunda “mão” da preliminar de apuramento para fase de grupos da Liga dos Campeões.

De acordo com o programa de preparação do técnico Zoran Maki, os trabalhos vão incidir no aprumo físico e na melhoria dos fundamento­s técnicos. O sérvio esconde a táctica a adoptar diante da equipa de Norman Mapeza, com o objectivo de garantir a qualificaç­ão.

Apesar do desempenho aceitável, após utilização do esquema táctico 4-3-21, que resultou na brilhante vitória, por 3-0, Zoran Maki rejeita aparecer na casa do opositor com o mesmo fio de jogo. “Nem pensar e seria um suicídio.Vamos jogar com uma equipa bastante experiente e temos de alterar a estratégia de jogo.Trabalhámo­s várias situações de jogo e encontrámo­s a melhor fórmula capaz para garantir o apuramento”, disse ao Jornal de Angola o técnico Zoran Maki.

Quanto ao campeão zimbabwean­o, o treinador do campeão nacional reconheceu qualidades no conjunto adversário.

“Apesar de termos ganho o jogo, o Platinum demonstrou ser uma equipa organizada e pratica um bom futebol.Temos de ser cautelosos na abordagem do jogo”.

Para a “operação” Zvishavane, cidade onde vai decorrer o jogo, o técnico Zoran Maki conta com 20 jogadores, com o central nigeriano Yisa a ser a novidade entre os eleitos. “O Yisa tem vindo a trabalhar bem e pouco a pouco ganha espaço na equipa. É um excelente jogador”, rematou o treinador.

Comparativ­amente à época passada, o detentor do título do Girabola Zap está mais forte em quase todos os sectores da equipa. Zoran Maki reforçou a equipa da baliza até ao ataque, para suportar a competição interna e externa. “Quem pretende ser campeão e garantir um lugar na fase de grupos tem de estar forte. O 1º de Agosto ambiciona altos voos”.

Confiança na qualificaç­ão

Nos treinos em Luanda, Carlos Hendrick acompanhou a equipa, durante a sessão de manutenção condição física. Abordado pelo nosso jornal, o dirigente mostrouse esperançad­o no apuramento. “A equipa está a trabalhar bem e com o pensamento na vitória. Estou convencido de que vamos garantir a qualificaç­ão”.

Em Harare, o técnico Zoran Maki treina com 20 jogadores, nomeadamen­te Neblú e Tony Cabaça (guarda-redes) Dani Massunguna, Isaac, Natael, Bobó, Mingo Bille e Yisa (defesas) Buá, Gogoró, Mongo, Macaia, Guelor, Nelson da Luz, Chow, Ibukun e Geraldo (médios) Vado, Fofó e Jacques (avançados).

O Sporting, por seu lado, veio a Luanda no máximo da sua força com o objectivo de contrariar o favoritism­o teórico dos adversário­s no seu reduto. Os "leões" estão bastante motivados também pela vitória conseguida na semana passada.

Polícias em casa

Na sequência da ronda, o Interclube recepciona amanhã, às 15h00, o Recreativo da Caála no estádio 22 de Junho, no bairro Rocha Pinto, enquanto o Sagrada Esperança mede forças diante do Desportivo da Huíla, às 15h30, na cidade do Dundo.

O Recreativo do Libolo desloca-se à cidade do Luena, província do Moxico, onde amanhã joga com o FC Bravos do Maquis, às 15h00, no estádio Jones Kufuna “Mundundule­no”.

Noutro desafio da jornada, a Académica do Lobito encara o JGM do Huambo às 15h00, no estádio do Buraco, na província de Benguela.

A ronda prossegue no domingo com o encontro entre o Cuando Cubango FC e Domant FC, às 15h00, no Estádio Municipal de Menongue, num desafio entre equipas que lutam pela manutenção no campeonato.

A jornada fica marcada pelo adiamento dos jogos entre 1º de Maio-1º de Agosto e Progresso Sambizanga­Petro de Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola