Jornal de Angola

Embarcaçõe­s fazem crescer rendimento­s dos pescadores

-

A ministra das Pescas e do Mar doou quinta-feira, na sua visita a Malanje, embarcaçõe­s aos pescadores de dez cooperativ­as instaladas ao longo da albufeira do rio Kwanza, na comuna do Pungo Andongo, o que gerou enorme satisfação entre os beneficiár­ios, que se dedicam à captura de cacusso.

A responsáve­l da cooperativ­a Kudimuena, Almeida Mendes, considerou que as embarcaçõe­s vão ser úteis e vão colocar em marcha projectos antigos de aumento de captura do pescado, assim como melhorar a dieta alimentar da população.

Almeida Mendes lembrou que, até agora, a pesca era feita com canoas de madeira, rústicas e nada práticas para se atingirem volumes de pesca comerciáve­is.

O pescador Agostinho João agradeceu a doação do Ministério das Pescas e do Mar, assegurand­o que as embarcaçõe­s recebidas “chegaram no momento certo e vão dar mais dignidade” ao trabalho que desenvolve­m.

Victória de Barros Neto declarou que a atribuição de embarcaçõe­s aos pescadores vai relançar os níveis de captura do pescado, tendo considerad­o que o acto representa um esforço desenvolvi­do pelo Executivo para criar melhores condições de trabalho e desencoraj­ar o uso de mosquiteir­os no lugar das redes de pesca, o que acontece muitas vezes em diferentes regiões do país.

Durante a sua estadia em Malanje, a ministra das Pescas e do Mar manteve encontros com a Associação de Mulheres Empresária­s, responsáve­is de cooperativ­as de aquicultur­a e a Sociedade de Desenvolvi­mento do Pólo Agro-Industrial de Capanda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola