Jornal de Angola

Mbanza Kongo carece de contentore­s de lixo

- Kayila Silvina

A cidade de Mbanza Kongo, localidade elevada à categoria de Património Mundial da Humanidade, precisa urgentemen­te de mais contentore­s e camiões basculante­s para a recolha do lixo.

A população defende a necessidad­e de haver maior fiscalizaç­ão e entrosamen­to das empresas contratada­s pela Administra­ção Municipal para a limpeza e embelezame­nto da cidade.

O problema foi levantado sexta-feira pelos habitantes do município de Mbanza Kongo, no encontro de auscultaçã­o promovido pelo Governo Provincial do Zaire, testemunha­do pela administra­dora de Mbanza Kongo, Nzuzi Makiesse.

Como consequênc­ia do débil saneamento básico, Mbanza Kongo regista numerosos casos de cidadãos com malária à procura de assistênci­a médica e medicament­osa nos hospitais.

A situação agrava-se com as chuvas que se abatem torrencial­mente nos últimos dias sobre a região. Os habitantes da cidade de Mbanza Kongo temem que a acumulação de lixo, sobretudo em bairros periférico­s, permita o surgimento de várias doenças, como a febre tifóide e doenças diarreicas agudas.

Fineza Valentim, moradora do bairro 11 de Novembro, mostrou-se agastada com o surgimento de focos de lixo próximo da sua residência, sita na rua 8 de Julho (Kimbangu). A moradora refere que muitos citadinos do seu bairro, logo pela manhã, depositam lixo no chão. “Não consigo dormir a vontade, devido aos mosquitos e cheiro nauseabund­o do lixo, e raras vezes vemos o carro da recolha no local”.

A administra­dora de Mbanza Kongo tomou nota das preocupaçõ­es levantadas e garantiu trabalhar em estreita colaboraçã­o com as empresas de recolha de lixo, para melhorar o saneamento básico nos bairros da cidade. “Vamos melhorar o sistema de recolha de lixo em todos os bairros e a colocação de contentore­s para o depósito dos resíduos”, disse Nzuzi Makiesse.

 ??  ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO |ZAIRE Focos de lixo em bairros periférico­s tendem a aumentar
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO |ZAIRE Focos de lixo em bairros periférico­s tendem a aumentar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola