Jornal de Angola

Ataque suicida mata civis e causa feridos

-

Pelo menos 19 pessoas morreram e 70 ficaram feridas quando três bombistas suicidas se fizeram explodir num mercado no nordeste da Nigéria, um ataque atribuído ao Boko Haram, informaram ontem as milícias que lutam contra o grupo rebelde.

As explosões ocorreram na sexta-feira ao início da noite em Konduga, 35 quilómetro­s a sudeste da capital do estado de Borno, num mercado informal de peixe que serve também como restaurant­e e zona de lazer.

Segundo Babakura Kolo e Musa Ari, dois líderes da milícia que trabalham com o exército contra o grupo Boko Haram, os três bombistas eram todos homens.

“Temos 19 mortos e cerca de 70 feridos”, afirmou Babakura Kolo, citado pela agência AFP, indicando que, entre os mortos, estão 18 civis e um soldado. Dos feridos, 22 estão em estado considerad­o crítico. As autoridade­s começaram a desenhar o quadro das investigaç­ões em cima das actividade­s desenvolvi­das pelos principais grupos extremista­s que actuam na região. O grupo Boko Haram já matou mais de 20 mil pessoas no decorrer dos nove anos de insurreiçã­o armada na Nigéria, apesar de todas as tentativas das Forças Armadas para os fazer parar.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, assegurou, em Dezembro de 2015, que os rebeldes tinham sido “tecnicamen­te batidos”.

A capacidade do Boko Haram perdeu força desde 2014, quando o movimento islâmico controlou partes do nordeste da Nigéria, mas o grupo ainda é uma ameaça.

Mahummadu Buhari articulou uma estratégia de combate ao Boko Haram com os países vizinhos, onde haviam se refugiado algumas unidas do grupo extremista. O Chade e Camarões puseram as suas forças em prontidão combativa, mas, em algumas ocasiões, foram obrigadas a agir para impedir que os extremista­s criassem posições ofensivas nos seus território­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola