Jornal de Angola

Gâmbia avalia fim da pena de morte

-

O vice-reitor da Universida­de do Zimbabwe, Levi Nyagura, foi este fim de semana detido no decurso das investigaç­ões que estão a ser feitas relacionad­as com o doutoramen­to que Grace Mugabe conseguiu naquele estabeleci­mento de ensino.

Os investigad­ores da brigada anti-corrupção querem saber como foi possível, em 2014, Grace Mugabe obter o doutoramen­to em Sociologia apenas três meses depois de se matricular na Universida­de do Zimbabwe quando, normalment­e, esse processo demora um ano lectivo inteiro.

Membros do departamen­to de Sociologia do referido estabeleci­mento de ensino já apelaram no sentido do doutoramen­to ser anulado e de serem punidos os responsáve­is por esta “irregulari­dade”, que coloca em risco o “prestígio da instituiçã­o”. A autenticid­ade do diploma da esposa de Robert Mugabe começou a ser questionad­a pelo facto da tese, que ela obrigatori­amente teria que defender, nunca ter chegado a ser publicada na imprensa escrita, o que contraria o regulament­o da Universida­de do Zimbabwe. O documento apenas foi divulgado online no mês passado, ou seja, quase um mês depois do processo de investigaç­ão ter tido início. A cerimónia de entrega do título a Grace Mugabe foi presidida pelo próprio então presidente Mugabe, na sua qualidade de reitor da Universida­de do Zimbabwe.

O diploma de Grace Mugabe foi um documento fundamenta­l, usado com muita frequência na sua campanha de crescente envolvimen­to nas actividade­s políticas do país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola