Jornal de Angola

Perto de 50 fazendas são instaladas até Outubro deste ano

-

do Pólo da Quiminha, em que o Governo investiu mais de 150 milhões de dólares (31,5 mil milhões de kwanzas), prevê a instalação, até Outubro, de entre 35 a 40 fazendas empresaria­is, de um total de 64 que constam no plano de desenvolvi­mento do projecto. “A partir de Outubro, teremos as primeiras unidades familiares prontas e podermos assentar os primeiros agricultor­es privados”, referiu. Carlos Paim revelou que está em estudo a quantifica­ção do investimen­to a aplicar no parcelamen­to desses terrenos bem como do abastecime­nto em água e luz.

No total, o Pólo de Desenvolvi­mento Integrado da Quiminha vai receber 300 famílias. Treze já estão reinstalad­as e receberam residência­s, uma área coberta (estufa) com 500 metros quadrados e um hectare de terreno para a produção de vegetais e hortícolas, além do apoio técnico nos primeiros dois anos.

O Pólo de Desenvolvi­mento Integrado da Quiminha já emprega mais 600 pessoas, um número que poderá chegar aos dois mil quando atingir o seu pico, segundo Carlos Paim, que explicou que foram construída­s para as comunidade­s uma escola com 12 salas, centro médico e infantário.

“Estas estruturas já estão prontas e foram entregues à administra­ção do Icolo e Bengo para a sua gestão”, referiu.

 ??  ?? A segunda fase
A segunda fase

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola