Jornal de Angola

Seminário debate plano de combate à pobreza

- Estácio Camassete| Huambo

A província do Huambo acolheu um seminário com foco para o combate à pobreza. Durante a realização do mesmo abordou-se a medida do Executivo que visa reduzir os índices de pobreza de 36.6 para 25 por cento, que correspond­em a aproximada­mente 3 milhões de angolanos, dos quais 412.624 este ano.

O Plano Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza foi um dos temas centrais do seminário, que decorreu na cidade do Huambo e promovido pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

O seminário, que encerrou ontem, visou apontar medidas tendentes à redução das assimetria­s existentes nas diferentes regiões do país e fortalecer a coesão social.

O seminário visou elucidar a campanha de educação e destinada a reforçar as políticas de acção social, incluindo a formação dos mais vulnerávei­s para que possam adquirir capacidade­s e competênci­as possíveis da aplicação no mercado de trabalho.

Na abertura do evento, o governador da província, João Baptista Kussumua, chamou atenção para a necessidad­e de prestação de contas, como forma de manter a transparên­cia da coisa pública.

O Plano Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza é de iniciativa Presidenci­al e que se propõe a reduzir os actuais índices carência no seios das comunidade­s, com prioridade para a reintegraç­ão dos mais de 80 mil ex-militares.

O Executivo entende que somente através do desenvolvi­mento inclusivo e participat­ivo o país atenderá as urgentes necessidad­es das populações vulnerávei­s, com destaque para as crianças, famílias carenciada­s, pessoas idosas e outros grupos.

Durante dois dias, os participan­tes debateram temas como o Plano Municipal Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobrez, Programa de Municipali­zação da Acção Social e outros.

 ??  ?? ARÃO MARTINS Governador do Huambo fala da transparên­cia na gestão
ARÃO MARTINS Governador do Huambo fala da transparên­cia na gestão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola