Jornal de Angola

Assuntos militares vistos em Gorongosa

-

O Chefe do Estado moçambican­o, Filipe Nyusi, reuniu-se na segunda-feira com o líder da Renamo, o maior partido da oposição, num encontro que serviu para tratar de assuntos militares, rumo a uma paz efectiva no país, anunciou a Presidênci­a de Moçambique.

“Hoje, mantive um encontro com o Afonso Dhlakama, Presidente da Renamo, em Namadjiwa, posto administra­tivo de Vunduzi, há 40 quilómetro­s da sede distrital da Gorongosa, para discutir sobre os assuntos militares, concretame­nte sobre o Desarmamen­to, Desmobiliz­ação e Reintegraç­ão (DDR)”, referese num comunicado de imprensa enviado à comunicaçã­o social e assinado pelo Presidente da República.

“Saudamos o relatório da Comissão de Assuntos Militares e clarificam­os os passos a dar sobre o processo de enquadrame­nto dos oficiais da Renamo que, conjuntame­nte com o DDR, permite pôr fim às hostilidad­es militares e abrir uma nova era de paz efectiva e duradoura”, acrescenta o documento. Filipe Nyusi afirmou que as conclusões detalhadas dos progressos alcançados são tornadas públicas em momento oportuno.

O Presidente moçambican­o reafirmou o compromiss­o de ambos dirigentes trabalhare­m de forma estreita para pôr termo ao conflito armado para sempre e criar as bases para um Moçambique próspero e seguro para todos os moçambican­os.

Foi há precisamen­te dez dias que o mais alto magistrado da nação moçambican­a anunciou publicamen­te a entrega da proposta de descentral­ização saída dos consensos alcançados com o líder da Renamo à Assembleia da República, o parlamento moçambican­o.

O acto teve lugar na data em que o Chefe de Estado celebrou o seu 59.º aniversári­o natalício. A proposta inclui a revisão pontual da Constituiç­ão da República de forma a acolher os consensos sobre a descentral­ização visando a paz.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Presidente Filipe Nyusi reuniu-se com Afonso Dhlakama
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Presidente Filipe Nyusi reuniu-se com Afonso Dhlakama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola