Jornal de Angola

1º de Agosto aposta forte no jogo ofensivo

Zoran Maki e pupilos não escondem o desejo de ganhar em ambiente adverso

- António de Brito | Zvishavane

Apostado em garantir a qualificaç­ão, o 1 º de Agosto defronta hoje, o FC Platinum do Zimbabwe, às 15h00 locais, 14h00 em Angola, no estádio Mandava, em Zvishavane (província de Midlands), em partida referente à segunda “mão” da etapa preliminar, de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

Apesar de jogar num terreno adverso, Zoran Maki e pupilos estão decididos em passar para a próxima eliminatór­ia, pois revelam confiança do ponto de vista psicológic­o e táctico.

Frente ao campeão zimbabuean­o, o bicampeão angolano não vai descansar obviamente à sombra da vantagem que traz do jogo da primeiramã­o, após vitória, por 3-0, alcançada em Luanda, com golos dos reforços provenient­es do Kabuscorp do Palanca, Mongo e Jacques, que bisou.

Para contrariar as pretensões do FC Platinum, o técnico sérvio vai apostar numa defesa aguerrida, num meio campo criativo em busca da eficácia no ataque.

Zoran Maki e pupilos estão mentalizad­os de que o desafio se afigura difícil, mas não vão dar o “gostinho” de os comandados de Norman Mapeza fazerem a festa em casa. O 1.º de Agosto tem de fazer o jogo pelo jogo, errar menos e não se deixar intimidar pela falange de apoio da equipa caseira, já que o local de jogo tem capacidade para 10 mil espectador­es.

Até aos primeiros 15 minutos de jogo, a equipa rubra e negra tem de marcar para complicar a vida ao adversário. Apesar do curto estágio pré-competitiv­o realizado na cidade de Harare, a altitude pode ser um outro adversário da equipa angolana. Zvishavane tem as caracterís­ticas da província da Huíla.

Nesta altura do ano, chove bastante e o clima oscila (frio e calor). Cidade pequena, com 96 mil habitantes, o local de jogo pode registar uma das suas maiores enchentes de sempre. A população é chamada para ajudar o Platinum a ultrapassa­r o 1 º de Agosto na primeira participaç­ão internacio­nal, após conquista da Liga Zimbabuean­a o ano passado.

Comparativ­amente à equipa do Platinum, que compete pela primeira vez nas provas da CAF, o 1 º de Agosto é bem mais experiment­ado nestas lides, tendo um registo de 24 vitórias, 10 empates e 21 derrotas, sendo o 56º jogo. Marcou 27 e sofreu 22 golos. Diante da equipa de Norman Mapeza, o técnico da formação militar deve entrar com Neblú na baliza, quarteto defensivo formado por Isaac, na direita e Natael, na esquerda. Dani Massunguna e Bobó constituem a dupla de centrais.

Apesar de jogar num terreno adverso, Zoran Maki e pupilos estão decididos em passar à próxima eliminatór­ia, pois revelam confiança do ponto de vista psicológic­o e táctico

No meio campo quatro unidades Gogoró e Geraldo jogam nas faixas laterais, ao passo que Mongo e Ibukun actuam no miolo. Fofó e Jacques na frente de ataque. Do lado do Platinum, o técnico zimbabwean­o pode alinhar com a equipa jogou a primeira-mão na capital do país, com Magalane entre os postes, depois Walace, Mhango Winston, Muaviwa Raphael, Moyo Elvis, Mhlanga Lawrence, Moyo Kelvin, Chnyengete­re Rodwed, Sadili Ali, Tigere Never e Dube Mkkholekhe­li.

Atendendo à ambição das equipas, espera-se por um jogo bem disputado e de prognóstic­o reservado.

 ??  ??
 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Campeões nacionais estão confiantes no apuramento
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Campeões nacionais estão confiantes no apuramento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola