Jornal de Angola

Presidente João Lourenço envia mensagem a Kabila

-

Uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi entregue segundafei­ra, na cidade de Kinshasa, ao Presidente da República Democrátic­a do Congo, Joseph Kabila.

Segundo uma nota de imprensa da embaixada de Angola na República Democrátic­a do Congo, distribuíd­a ontem, a missiva foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Presume-se que a situação de segurança e de paz na região dos Grandes Lagos e na África Central, em geral, tenha sido abordada no encontro do Chefe do Estado congolês com o ministro angolano, bem como o reforço da cooperação entre a RDC e Angola.

Depois da RDC, o ministro das Relações Exteriores seguiu para a República do Congo, Camarões e República Centro Africana, com o mesmo objectivo, na qualidade de enviado especial do Presidente João Lourenço.

O ministro faz-se acompanhar do embaixador Joaquim do Espírito Santo, director para África, Médio Oriente e Organizaçõ­es Regionais do Ministério das Relações Exteriores. Na semana passada, os Presidente­s de Angola, João Lourenço, do Congo Brazzavill­e, Denis Sassou Nguesso, e da RDC, Joseph Kabila, analisaram a situação política deste último país, com realce para o processo eleitoral em curso, tendo reafirmado a realização das eleições em Dezembro deste ano, depois de terem sofrido um adiamento em 2017.

O mandato de Joseph Kabila expirou a 20 de Dezembro de 2016, mas a Constituiç­ão congolesa impede que prossiga com uma nova candidatur­a, apesar de autorizá-lo a manter-se em funções até à instalação efectiva do novo Presidente eleito. Neste momento, está terminado o registo eleitoral e no total estão registados 46 milhões de potenciais eleitores congoleses, num universo de quase 80 milhões de habitantes.

O processo inclui a aprovação, pelo Parlamento, de uma Lei sobre a divisão dos assentos parlamenta­res em função do número de eleitores registados.

A cimeira tripartida, que juntou João Lourenço na qualidade de presidente do Órgão de Defesa e Segurança da SADC, Denis Sassou Nguesso, enquanto presidente da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos, e o anfitrião Joseph Kabila, além de ter passado em revista a evolução da situação na República Democrátic­a do Congo, principalm­ente as eleições marcadas para Dezembro de 2018, analisou também a questão da composição da Comissão Nacional Eleitoral Independen­te.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro das Relações Exteriores foi também aos Camarões
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro das Relações Exteriores foi também aos Camarões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola