Jornal de Angola

APN desmente fuga de militantes

- Edna Dala

O presidente da Aliança Patriótica Nacional (APN) desmentiu ontem a informação que dá conta do abandono das fileiras do partido na província do Bié de um total de 950 militantes, entre os quais o seu primeiro secretário provincial.

Em declaraçõe­s ontem ao Jornal de Angola, Quintino Moreira afirmou que a informação avançada na segundafei­ra pela Angop e retomada por este jornal não correspond­e à verdade, assegurand­o que as fileiras da APN no Bié “estão intactas”.

O político confirmou, no entanto, que existe uma vacatura na direcção do partido no Bié. Explicou que o antigo primeiro secretário naquela província, Azafi Siliveli, demitiu-se há já algum tempo, razão pela qual, defendeu, ao ter anunciado a sua desvincula­ção do partido, o mesmo não devia fazê-lo intituland­o-se como representa­nte do partido no Bié.

Quintino Moreira disse Azafi Siliveli apresentou a sua demissão com o fundamento de que o partido teve um resultado péssimo nas eleições de 23 de Agosto de 2017. Dos 531.233 eleitores no Bié, a APN obteve apenas 2.384 votos, correspond­ente a 0,61, resultado que terá motivado o pedido de demissão de Siliveli. O líder da APN informou que o cargo de primeiro secretário do partido no Bié é ocupado, interiname­nte, pelo segundo secretário provincial, Ernesto Jorge Ngueve Calungo, igualmente coordenado­r da comissão de gestão.

Quintino Moreira negou que os militantes da APN no Bié estejam votados ao abandono. “Temos tido contactos permanente­s com a comissão de gestão. Tanto é assim que a direcção do partido está a preparar um périplo pela região centro-sul do país, que começa exactament­e na província do Bié, passa pelo Huambo e termina no Cuando Cubango”, informou. Durante a permanênci­a no Bié, disse, será eleito o novo primeiro secretário provincial.

O presidente da APN admitiu que o partido vive dificuldad­es financeira­s, por não ter conseguido assento no Parlamento. Só beneficiam de verbas do Estado as formações com representa­ção parlamenta­r.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Quintino Moreira diz que o secretário pediu demissão
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Quintino Moreira diz que o secretário pediu demissão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola