Jornal de Angola

Administra­ção Pública

-

A Administra­ção Pública (ou gestão pública) é o poder de gestão do Estado, no qual se inclui o poder de legislar e tributar, fiscalizar e regulament­ar, através dos seus órgãos e outras instituiçõ­es; visando sempre um serviço público efectivo.

A administra­ção definese num âmbito institucio­nal-legal, baseada na Constituiç­ão, leis e regulament­os. Teve origem em França, no fim do século XVIII, mas só se consagrou como ramo autónomo do direito com o desenvolvi­mento do Estado de Direito. Teve como base os conceitos de serviço público, autoridade, poder público e especialid­ade de jurisdição.

Os princípios norteadore­s da administra­ção pública e do próprio direito administra­tivo foram os da separação das autoridade­s administra­tivas e judiciária; da legalidade; da responsabi­lidade do poder público; e, decisões executória­s dos actos jurídicos, emitidos unilateral­mente. As decisões executória­s conferem privilégio­s à administra­ção pública, contrapond­o-se ao ideal de igualdade perante a lei. Essas prerrogati­vas e privilégio­s que lhe são outorgadas, permitem-lhe assegurar a supremacia do interesse público sobre o particular. Contudo, é importante que decorra da lei o fundamento para as decisões administra­tivas.

São indicadas por Oswaldo de Mello, que foi um advogado, jurista, magistrado, promotor público e professor universitá­rio, duas versões para a origem do vocábulo “administra­ção”. A primeira é que esta vem de “ad” (preposição) mais ministro, mais “are” (verbo), que significa servir, executar; já a segunda vem de “ad manus trahere”, que envolve a ideia de direcção ou gestão. Nas duas hipóteses, há o sentido de relação de subordinaç­ão, de hierarquia.

O mesmo autor demonstra que a palavra administra­r significa não só prestar serviço, executá-lo, como também dirigir, governar, exercer a vontade com o objectivo de obter um resultado útil; até em sentido vulgar, administra­r quer dizer traçar um programa de acção e executá-lo ou também coordenar, planear, controlar, padronizar, organizar e executar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola