Jornal de Angola

Rubro-negros arrasam concorrênc­ia nos registos

Crisgunza é a única equipa na competição sem vitórias Libolo e Petro ocupam a segunda e terceira posições

- Anaximandr­o Magalhães

A equipa de basquetebo­l sénior masculina do 1º de Agosto, é a detentora dos melhores registos do primeiro terço da 40ª edição do Campeonato Nacional, Unitel-Basket, jogadas duas das quatro voltas reservadas para a disputa da fase regular.

Os militares do rio seco, orientados por Paulo Macedo, registam 19 vitórias e apenas uma derrota, em 20 partidas. Os rubro-negros lideram a tabela classifica­tiva com 39 pontos. Em 40 possíveis, perdeu apenas um.

No total, os comandados de Macedo marcaram 2063 pontos e sofreram 1458, acumulam 605 pontos positivos de saldo average, números de longe superiores aos das nove equipas.

A seguir à formação mais titulada da bola ao cesto doméstica, com 18 títulos, está a uma distância consideráv­el o Sport Libolo e Benfica, com 1714 pontos encestados e 1249 consentido­s, que tem um cesto average de 465 positivos.

De referir que contrariam­ente aos agostinos, as “águias” de Calulo que esta época estrearam-se no nacional maior da bola ao cesto, depois da cedência de direitos desportivo­s pelo Recreativo do Libolo (vencedor de três campeonato­s), discutem de forma inédita a conquista do primeiro ceptro.

O “top” três fecha com o Petro de Luanda: 1710 pontos convertido­s e 1411 sofridos e com um cesto average de 299 positivos. A equipa do Crisgunza é a portadora do pior registo da prova, em 26 partidas soma apenas derrotas.

Liderados por Manuel Silva “Pipas”, antigo praticante e filho do lendário ciclista Alberto Silva “Pepino”, os benguelens­es são os únicos que não conhecem até ao momento o sabor do triunfo.

Devido a dificuldad­es financeira­s para se deslocarem a Luanda, Pipas e jogadores disputaram já 26 desafios. As equipas que se deslocam a Benguela realizam dois jogos.

A equipa da Universida­de Lusíada, treinada pelo exseleccio­nador nacional, Manuel Silva “Gi”, venceu quatro desafios, está atrás do Vila Clotilde que tem cinco e Helmarc Academia, com seis. Prova reata em Março

O Campeonato Nacional reata apenas no próximo mês, regista uma pausa para possibilit­ar a disputa do Pura All Star Game, Jogo das Estrelas, para o arranque da primeira jornada da terceira volta, jogam dia 1 de Março, Helmarc - 1º de Agosto às 16h00, no Multiusos do Kilamba. No mesmo recinto, para a terceira jornada defrontam-se ASA - Crisgunza, às 18h00.

Dia 2, jogam Vila Clotilde - Crisgunza às 15h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba. Às 17h30, o ASA é visitado pela Lusíada, no mesmo pavilhão. O jogo de cartaz da ronda está agendado para às 20h00, com o jogo Interclube - Libolo. Às 16h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o Desportivo da Marinha recebe a visita do Petro de Luanda.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Hermenegil­do Santos e Domingos Bonifácio têm sido prepondera­ntes no 1º de Agosto e Petro
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Hermenegil­do Santos e Domingos Bonifácio têm sido prepondera­ntes no 1º de Agosto e Petro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola