Jornal de Angola

Dantas Cardoso vai a enterrar em Luanda

-

O antigo árbitro de andebol Dantas Cardoso vai hoje a enterrar, às 11h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda, informou ao Jornal de Angola, Rui Costa, secretário-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), órgão a que este esteve vinculado desde 1990.

Falecido na segunda-feira, por doença, Dantas Cardoso ligou-se ao desporto a partir de 1957, tendo praticado atletismo, andebol, futebol, natação e voleibol em vários clubes.

Dados da página oficial do Facebook da Federação Angolana de Andebol (FAAND), segundo noticiou a Angop, apontam que de 1969 a 1972 Dantas Cardoso interrompe­u a sua carreira como praticante para se dedicar à arbitragem.

Entre 1973 e 74 voltou a praticar andebol como atleta e treinador de juniores no Ferroviári­o de Angola, clube com o qual foi vice-campeão de Luanda.Após a Independên­cia Nacional, a 11 de Novembro de 1975, inicia o seu contributo no associativ­ismo desportivo como vogal do Conselho de Arbitragem da FAAND.

Nas funções de vogal deste conselho, Dantas Cardoso chegou à categoria de árbitro internacio­nal e posteriorm­ente passou a presidente do Conselho de Arbitragem da FAAND até 1990.

Já na FAF, onde iniciou a actividade em 1990 como vogal e depois de secretário do Conselho Técnico até 1996, Dantas Cardoso chegou a ser comissário de jogos no período de 1995 até à data da sua morte, segunda-feira, aos 77 anos .

De nome completo Fernando Alberto Dantas Cardoso, o falecido nasceu a 6 de Junho de 1940 em Lisboa e tinha nacionalid­ade angolana desde 1977.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola