Jornal de Angola

Expansão da doença crónica transmissí­vel deve ser travada

-

Maria Luísa, técnica de apoio do Programa Nacional de Controlo da Tuberculos­e, apelou às autoridade­s angolanas para reforçarem as intervençõ­es na luta contra a doença, no sentido de atingir a meta de pôr fim à enfermidad­e até 2035, conforme orienta a OMS.

Um dos grandes desafios que o país tem, segundo Maria Luísa, tem a ver com a implementa­ção do programa de controlo da tuberculos­e em todas as unidades penitenciá­rias do país, para se travar a expansão da doença, melhorar o controlo e o tratamento. Neste âmbito, o Ministério da Saúde, através do Programa de Controlo da Tuberculos­e e do Instituto Nacional de Luta contra a Sida, está a realizar um curso de capacitaçã­o em gestão de casos das duas enfermidad­es nas cadeias, uma actividade financiada pelo Fundo Global.

Maria Luísa disse acreditar que a formação dos pontos focais, o terceiro curso que se realiza desde o ano findo, é um passo fundamenta­l para que se alcance uma luta mais eficaz no combate à tuberculos­e e ao VIH e Sida, assim como da co-infecção TB/Sida entre os reclusos das 42 cadeias do país.

Uma das propostas do encontro de médicos e enfermeiro­s, explicou a especialis­ta, é que se faça o controlo da baciloscop­ia em sintomátic­o respiratór­io que esteja nas cadeias ou com probabilid­ades para ingressar nelas e, nos casos detectados nas prisões, que se faça controlo dos contactos familiares mais próximos. Até amanhã, os médicos e enfermeiro­s vão discutir a situação da tuberculos­e no mundo e em Angola, diagnóstic­o, tratamento e resultados, rastreio e profilaxia da doença, gestão dos efeitos secundário­s e sequelas da enfermidad­e.

Quanto ao VIH e Sida, os técnicos provenient­es da área de saúde dos serviços penitenciá­rios de todas as províncias do país vão abordar questões ligadas à situação epidemioló­gica da infecção do VIH em Angola e no mundo, testes, aconselham­ento, fisiopatol­ogia, acompanham­ento do paciente, entre outros assuntos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola