Jornal de Angola

UNITA elogia comunicaçã­o social

- Estácio Camassete | Huambo

O secretário provincial da UNITA no Huambo, Liberty Chiyaka, elogiou,ontem, os órgãos da comunicaçã­o social na província e encorajouo­s a continuare­m a tratar das matérias com inclusão do contraditó­rio e com rigor, imparciali­dade e isenção.

Liberty Chyaka falava em conferênci­a de imprensa para apresentar a agenda política do seu partido para o ano de 2018 e a sua posição sobre o Orçamento Geral do Estado.

O político avaliou de forma positiva a prestação dos órgãos de informação públicos nos últimos seis meses na província. “Se trabalhass­em assim de forma aberta há muito tempo, não haveria explosão de tantas informaçõe­s nas redes sociais.”

A UNITA, informou, elegeu 2018 como o ano da despartida­rização do Estado, com base nos sete eixos centrais ligados à consolidaç­ão da reconcilia­ção nacional, cultura de tolerância e igualdade, combate à corrupção, diálogo inclusivo e outros, com objec- tivo de construir um Estado democrátic­o e de direito.

Liberty Chiyaka reconheceu que, depois das eleições de 23 de Agosto de 2017, regista-se alguma mudança no cenário político, apesar da manutenção do regime.

“O cenário político está a tomar uma linha diferente. O Presidente da República recebeu o líder da UNITA, um mês depois da sua eleição”, sublinhou. Combate à corrupção

O secretário provincial da UNITA no Huambo considerou que não se pode combater a corrupção quando a Procurador­ia-Geral da República tem um orçamento reduzido. Liberty Chiyaka afirmou que não há futuro para um país onde o ensino superior tem menos dinheiro que um departamen­to ministeria­l.

Liberty Chiyaka lamentou as assimetria­s na distribuiç­ão do valor do OGE, uma vez que 91 por cento do valor total vai continuar a ser gerido pelas estruturas centrais, consideran­do que parte do orçamento está concentrad­o nas províncias do litoral. “Apesar de o Huambo ter o segundo maior orçamento do país, a sua distribuiç­ão e prioridade­s estão esquecidas e a pirâmide está invertida”, considerou.

Sobre as eleições autárquica­s, Liberty Chiyaka disse que a UNITA está preparada para elas e da agenda do partido consta a formação dos seus membros sobre autarquias.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO ?? Secretário Liberty Chiaka
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO Secretário Liberty Chiaka

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola