Jornal de Angola

Reabilitaç­ão de jardins dá novo cenário à cidade

- João Salvo | Saurimo

Os bairros Kijoão Mendes, Mifuma, Kimaria, Kitongola e Kitonhi, da cidade de Caxito, município do Dande, província do Bengo, estão privados de água potável, há cerca de um mês, devido a uma ruptura na rede de distribuiç­ão, informou, ontem, o director municipal da Energia e Águas do Dande. Em declaraçõe­s à Angop, José Mangovo assegurou que estão a ser feitos trabalhos para dentro de uma semana, se sanar a situação. José Mangovo indicou que o fornecimen­to de água potável aos bairros de Caxito vai ser reforçado com a colocação de uma nova conduta de 200 milímetros, que fará a interligaç­ão da tubagem de 400 milímetros provenient­e das Mabubas.

José Mangovo frisou que a localidade da Açucareira (que dista cinco quilómetro­s de Caxito) também se encontra privada do fornecimen­to de água, há cerca de um mês, devido à avaria da bomba de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA), infra-estrutura construída em 1938, que servia de abastecime­nto de água à ex-fábrica de açúcar. A reabilitaç­ão de jardins e a criação de outros espaços verdes em Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, está a dar lugar a um panorama aprazível à cidade, que se mostra cada vez mais interessad­a a investir no turismo, cujos trabalhos que envolvem a mudança do cenários estão a cargo da empresa Cimaleste.

Relva, cedros, pingos de ouro e palmeiras despontam do ornamento verde que preenche rotundas e faixas centrais de passeios ao longo de avenidas, com traços nítidos de habilidade, compromiss­o e conhecimen­to da arte, que cativa a atenção e respeito de transeunte­s.

A rotunda de S. António, que dá acesso ao centro da cidade, recebe visitas regulares de cidadãos de várias f aixas etárias. A j ovem Eliana Jeremias, estudante da oitava classe, é das centenas de visitas que em companhia de amigos ocupa os tempos livres no local. “Aqui os jardins estão a ficar bonitos , daí a minha frequência” , disse.

O jovem André Melo, também um dos frequentad­ores da retunda, considera que os trabalhos já realizados oferecem uma “imagem convidativ­a. “Aqui a pessoa respira um bom ar”, diz.

Segundo a directora da empresa Cimaleste, Leunete Martins, os trabalhos em curso incidem na reestrutur­ação, plantação de relvas, substituiç­ão de árvores e realização de adornos e assegura que “em 120 dias os espaços podem servir de cartão postal da cidade”, .

O jovem Dadinho Castro, que trabalha como jardineiro neste projecto, é também uma das vozes que se junta às inúmeras que acreditam que Saurimo brevemente terá um cenários aprazível.

 ?? FLÁVIA MASSUA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Principais artérias de Saurimo terão novo visual
FLÁVIA MASSUA | EDIÇÕES NOVEMBRO Principais artérias de Saurimo terão novo visual
 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? BAIRROS DE CAXITO PRIVADOS DE ÁGUA POTÁVEL
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO BAIRROS DE CAXITO PRIVADOS DE ÁGUA POTÁVEL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola