Jornal de Angola

Promoção das línguas nacionais

-

A língua nacional é a língua falada num determinad­o território que, por reflectir uma determinad­a herança étnico-cult ural , representa um elemento caracteriz­ador de uma c o nsciência nacional e, nos casos mais evoluídos, é também suporte de uma expressão literária autónoma.

Há línguas nacionais que coincidem com as línguas oficiais, e esse é o caso do português em Portugal. Mas há casos em que tal não acontece, uma vez que existem comunidade­s infra estaduais que também falam, ou só falam, outra língua, diferente da oficial. É o caso, por exemplo, do galego na Galiza, do basco no País Basco ou do catalão na Catalunha, Balearese Comunidade Valenciana, em relação ao castelhano ( vulgo espanhol), língua oficial de Espanha. O mesmo se passa com grande parte das línguas autóctones no espaço político-geográfico em que se expandiu a Lusofonia.

Durante o período colonial, o uso das línguas indígenas estava praticamen­te circunscri­to ao ensino do catolicism­o. Contudo, a língua portuguesa não conseguiu fixar-se em todo o território devido à limitada utilização que as populações africanas dela faziam, principalm­ente nas zonas rurais, permanecen­do as línguas i ndígenas, relactivam­ente intactas.

Com a independên­cia do país, algumas dessas línguas adquirem o estatuto de línguas nacionais, coexistind­o com a língua portuguesa como veículos de comunicaçã­o e expressão, teoricamen­te em pé de igualdade.

Com vista à valorizaçã­o, utilização e promo- ção das línguas locais, o I nstituto de Línguas Nacionais de Angola fixou normas ortográfic­as dos i di omas c hócue ( côkwe ) , quicongo (kikongo), quimbundo (kimbundu), mbunda, cuanhama ( oshikwanya ma) e u mbundo (umbundu), estudando os aspectos fonéticos, fonológico­s, morfossint­ácticos, lexicais e semânticos. Os resultados deste trabalho de investigaç­ão serviram de base à elaboração de material didáctico para a futura introdução destas línguas no ensino primário, em paralelo com o português.

Nos media as línguas africanas são também utilizadas, por exemplo, pela emissora de rádio Ngola Yetu (Nossa Angola, em quimbundo), que emite diariament­e programas e notícias em sete idiomas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola